Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Assembleia / Notícias / Cerimonial é importante para mudar a imagem do Legislativo

Cerimonial é importante para mudar a imagem do Legislativo

por Igor Cruz publicado 14/02/2017 13h57, última modificação 14/02/2017 13h57
Coordenador das relações institucionais do Congresso Nacional deu o alerta...

As técnicas de cerimonial na administração pública não se limitam a meros protocolos, são procedimentos previstos em lei e que refletem a imagem do Legislativo. O alerta foi do coordenador de planejamento e relações institucionais do Senado Federal, Francisco Etelvino Biondo, que abordou o tema no 1º Encontro de Legisladores Municipais, em Porto Velho.

Ele alertou que, com os meios tecnológicos disponíveis, uma solenidade pública é assistida em qualquer lugar do mundo através da internet, o que aumenta a responsabilidade de quem organiza o cerimonial.

Qual a conclusão que um cidadão terá se ele assistir a uma sessão legislativa onde todos estão em pé e gritam desordenadamente? E qual seria a percepção se todos estivessem sentados, debatendo os temas de forma protocolar? O cidadão prossegue, já tem dificuldade em entender o papel do vereador e, se observar uma desordem, terá menos condições ainda de compreensão.

Biondo relacionou erros mais comuns em cerimoniais, como solenidades demoradas, com dezenas de discursos e com citação nominal de cada uma das autoridades presentes, por cada pessoa que for discursar. É preciso simplificar, mas sem informalidade.

O palestrante orientou sobre formação da mesa diretora, do posicionamento das autoridades durante o Hino Nacional, o nível hierárquico nos municípios, a ordem dos pronunciamentos e as formas de tratamento protocolar.

A postura do vereador também foi destacada pelo palestrante. “Uma coisa é o candidato em busca de votos, outra é sua atuação como vereador em plenário. A postura deve ser de legislador, bem como sua vestimenta”.

Modernidade

Francisco Biondo, também apresentou aos participantes do 1º Encontro dos Legisladores Municipais os recursos disponíveis para a modernização do Legislativo.

Biondo lembrou que a partir do surgimento da internet, o Senado Federal tem investido na tecnologia para capacitar seus servidores e apoiar os legislativos em todo Brasil. Ele citou o Interlegis, o programa que integra todos os legislativos e permite o intercâmbio de informações e o sistema de videoconferência.

Outro avanço foi o desenvolvimento de programas para que os legislativos informatizassem seus processos. Hoje o cidadão pode entrar em um site e observar os projetos em pauta, os relatórios, votos e toda tramitação, proporcionando transparência e eficiência.

Biondo elencou uma série de ações que podem ser desenvolvidas em apoio aos legislativos, bastando que procurem o Senado Federal, mas alertou que é preciso também qualificar a mão de obra que atuará nestas tecnologias.

Após a palestra, Biondo ainda respondeu a perguntas dos vereadores sobre o tema.

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Os comentários são moderados