Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Assembleia / Notícias / Cirone Deiró defende novo pacto federativo durante encontro dos prefeitos, em Cacoal

Cirone Deiró defende novo pacto federativo durante encontro dos prefeitos, em Cacoal

por Ronaldo Afonso do Amaral publicado 10/06/2019 16h05, última modificação 10/06/2019 16h05
Prefeita Glaucione relatou a crescente responsabilidade dos municípios nos serviços de saúde, educação, ação social, defesa civil e infraestrutura


“A descentralização dos recursos não está acompanhando na mesma proporção a descentralização dos programas, serviços e responsabilidades atribuídas aos municípios” alertou o deputado, Cirone Deiró, durante a apertura do 1° Fórum Municipalista, realizado pela Associação Rondoniense de Municípios, nesta segunda-feira, 10 de junho, em Cacoal. Na pauta os prefeitos discutiram a reforma da previdência, novo pacto federativo e a votação de projeto de leis pelo fortalecimento dos municípios, no congresso nacional. 

O evento contou com a presença de prefeitos e vereadores e representantes dos 52 municípios e debateu a necessidade de avançar no apoio e fortalecimento dos municípios. A prefeita Glaucione Rodrigues, anfitriã do evento, fez um breve relato da transferência de responsabilidades aos municípios nos serviços de saúde, educação, ação social, defesa civil e infraestrutura. “Com o passar dos anos, aumentou a responsabilidade das prefeituras, sem a devida transferência de recursos”, explicou a prefeita. 

O deputado Cirone Deiró lembrou ainda que dados do Tribunal de Contas da União, indicam que no período de 2008 e 2012, estados e municípios arcaram com 58% da desoneração do imposto de renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) promovida pelo governo federal. Segundo o parlamentar, a política de desoneração do governo federal está sendo paga pelos municípios que têm cada vez mais responsabilidades e menos recursos. 

Cirone defendeu a urgência de um novo pacto federativo para fazer justiça aos municípios e a população. O deputado lembrou que apenas 18% dos recursos arrecadados ficam nos municípios, enquanto os estados ficam com 32% estados e 50% ficam com o governo federal. “Precisamos inverter essa lógica, quem atende à população, quem tem maior responsabilidade com serviços de saúde, educação, ação social, infraestrutura, entre outras ações tem necessidade de recursos para prestar esses serviços à comunidade”, explicou o parlamentar. 

O prefeito Claudio Santos, presidente da Associação Rondoniense de Municípios-Aron agradeceu o apoio e parceria do deputado Cirone Deiró em defesa dos municípios rondonienses. Segundo o líder dos prefeitos, a falta de recursos para a execução dos programas e políticas públicas está inviabilizando o atendimento à população. “Estamos trabalhando no limite, a cada dia precisamos escolher qual o setor que será atendido, porque não temos recursos para atender 100% das demandas que nos chegam”, explicou o prefeito.

Texto: Edna Okabayashi/Assessoria 

Fotos: Assessoria

Fotos:

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples.