Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Assembleia / Notícias / Deputado propõe voto de louvor a dom Esmeraldo

Deputado propõe voto de louvor a dom Esmeraldo

por Igor_Cruz — publicado 25/03/2015 11h04, última modificação 25/03/2015 11h04
Adelino lembrou que dom Esmeraldo desenvolveu um grande trabalho em Rondônia...

O deputado Adelino Follador (DEM) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa, durante sessão plenária, reivindicando a concessão de voto de louvor ao arcebispo de Porto Velho, dom Esmeraldo Barreto de Farias, recentemente transferido por decreto do papa Francisco, para a função de bispo auxiliar da Arquidiocese de São Luís, no Estado do Maranhão.

Lembrou o deputado Adelino Follador, que neste período em que dom Esmeraldo esteve em Rondônia (de 2011 a 2015), desenvolveu um grande trabalho missionário, conquistando as pessoas, principalmente por sua simplicidade e humildade.

Durante pronunciamento na ALE, o deputado destacou que o trabalho de dom Esmeraldo foi excepcional, principalmente na evangelização, se dedicando pessoalmente em missões fora da sede de Porto Velho. “Esperamos que ele tenha êxito na sua nova missão, e quero aqui registrar a importância de dom Esmeraldo pelos relevantes serviços prestados à população rondoniense”, observou.

No último dia 18 de março, o papa Francisco nomeou dom Esmeraldo Barreto de Farias como bispo auxiliar de São Luís (MA), transferindo-o da arquidiocese de Porto Velho (RO). Dom Esmeraldo foi nomeado arcebispo de Porto Velho, em 30 de novembro de 2011, pelo papa emérito Bento XVI, após renúncia de dom Moacyr Grechi, por razão de idade, 75 anos. Dom Esmeraldo é natural de Santo Antônio de Jesus (BA). Nasceu em 4 de julho de 1949. Foi ordenado presbítero no dia 9 de janeiro de 1977, em sua cidade natal. Sua nomeação episcopal aconteceu em 22 de março de 2000, para a diocese de Paulo Afonso (BA) onde permaneceu até 2007. Seu lema episcopal é “Levanta-te e anda” (At 3, 6). Dom Esmeraldo já foi bispo de Santarém (PA) de 2007 a 2011; foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no quadriênio de 2007 a 2011. Seus estudos filosóficos foram concluídos na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Teologia no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador.

Buritis

Outro tema abordado pelo deputado Adelino Follador foi em relação à situação precária em que se encontra o município de Buritis. Segundo ele, a situação é preocupante, principalmente em decorrência das denúncias de irregularidades na Prefeitura e ao drama vivenciado pela população em decorrência das enchentes, que atingem todo o município, prejudicando inclusive o tráfego de veículos nas linhas vicinais.

De acordo com o deputado Adelino Follador, Buritis está passando por um momento difícil e neste sentido, para socorrer o município, é preciso ajuda do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), que já determinou o deslocamento de maquinários para recuperar ruas e estradas na região. Ao concluir, além de pedir atenção especial do DER, também discorreu sobre a insatisfação da população com relação à administração municipal.

ALE/RO - DECOM - [Paulo Ayres]

Foto: José Hilde

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Os comentários são moderados