Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Assembleia / Notícias / Deputado quer Seagri e Emater apoiando agricultura familiar

Deputado quer Seagri e Emater apoiando agricultura familiar

por Igor_Cruz — publicado 25/03/2015 17h50, última modificação 25/03/2015 17h51
Lazinho da Fetagro afirma que novas políticas públicas devem ser adotadas pelo Governo...

 

Ao discursar durante a sessão plenária desta quarta-feira (25) na Assembleia Legislativa, o deputado Lazinho da Fetagro (PT) discorreu sobre os movimentos sindicais e sociais, destacando o Grito da Terra e a Marcha das Margaridas, como preponderantes para mudanças e adoção de novas políticas públicas.

O deputado Lazinho da Fetagro iniciou seu pronunciamento enfatizando a importância da implantação do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), depois ampliado para o Pronaf Jovem e o Pronaf Mulher. Estes avanços vieram, disse ele, em decorrência da mobilização população, e se constitui efetivamente num grande avanço.

O deputado também destacou a importância do Programa de Habitação Rural, cujo objetivo é atender as necessidades das famílias que vivem no campo e possuem baixa renda. Segundo ele, este também é um programa vindo dos movimentos sociais, e que garante o recebimento do material de construção totalmente subsidiado.

O deputado anunciou ainda que nesta quarta-feira acontece em Jaru mais uma edição do Grito da Terra e da Marcha das Margaridas. Destacou o parlamentar, que foi através desta mobilização, que vieram posteriormente ações e políticas públicas importantes, como a Lei Maria da Penha; programa especial de alimentação que tem contribuído com a melhoria da merenda escolar, atendendo inclusive as entidades que lidam com famílias carentes; também o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que impõe aos governos – federal, estadual e municipal, a compra de 30% da merenda escolar, diretamente da agricultura familiar; e por último, o Programa Nacional de Energização Rural.

Neste sentido a Seagri e a Emater podem ajudar muito. Encerrou destacando ser preciso novas políticas públicas na área rural, voltadas especificamente para a zona rural.

Durante o pronunciamento três parlamentares fizeram apartes. O deputado Adelino Follador (DEM) destacou que o agricultor não se encontra preparado para competir com o comércio. A deputada Lúcia Tereza (PP) criticou o programa de energia na zona rural de Espigão do Oeste, cuja manutenção foi considerada por ela fraca, além da falta de material.  O deputado Edson Martins (PMDB) elogiou o Governo Federal pela a implementação de programas sociais. 

 

ALE/RO - DECOM - [Liliane Oliveira]

Foto: José Hilde

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples.