13 municípios e quase mil famílias da agricultura familiar serão atendidos com indicação parlamentar do deputado Jair Montes

por Ana Carolina Custódio publicado 04/08/2021 10h53, última modificação 04/08/2021 10h53
Parlamentar defende a necessidade de manter a agricultura familiar fortalecida

O deputado estadual Jair Montes (Avante) com o objetivo de viabilizar o aumento da produção de farinha e outros derivados da mandioca e atendendo pedido dos agricultores solicitou a Secretaria de Estado da Agricultura - SEAGRI, estado de Rondônia, que fizesse a distribuição de manivas de mandioca com qualidade genética e fitossanitária. 

A Seagri atendeu o pedido do parlamentar através do ofício nº 148/2021/SEAGRI-CAFAMALIAR informando que através do termo de cooperação técnica entre Emater e Embrapa será possível viabilizar o fornecimento das mudas selecionadas, sadias e mais produtivas, visando o aumento do rendimento da mandiocultura na região. Contudo, informou também que a Embrapa no momento dispõe de aproximadamente 2 mil mudas e levando em consideração o calendário agrícola de produção será feita a distribuição. 

Serão contemplados os agricultores dos municípios de: Nova Mamoré, Porto Velho, Rio Crespo, Campo Novo, Guajará-Mirim, Candeias do Jamari, Cujubim, Monte Negro, Machadinho do Oeste, Alto Paraíso, Itapuã do Oeste, Ariquemes e Buritis. 

O parlamentar agradeceu a cooperação. “A mandiocultura é uma atividade essencialmente familiar, que gera empregos de forma direta e indireta em muitos municípios rondonienses. A pandemia do novo coronavírus trouxe insegurança em diversos ramos da economia. Agradeço a Seagri por atender o pedido e assim estamos contribuindo para manter a agricultura familiar de Rondônia fortalecida. 

Texto e foto: Assessoria