Adelino Follador destaca audiência pública com presença do Dnit

por Igor_Cruz — publicado 30/03/2016 15h36, última modificação 30/03/2016 15h36
Parlamentar também solicita recuperação de ruas e construção de bueiros no interior


O deputado Adelino Follador (DEM), na sessão desta quarta-feira (30), divulgou as datas de duas audiências públicas das quais é o proponente. A primeira será realizada no próximo dia 7, na Assembleia Legislativa, às 9h, e contará com a presença do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), Sérgio Augusto Mamanny.

O parlamentar explicou que o chefe do Dnit deverá apresentar a programação das ações e dos trabalhos do órgão para Rondônia. Follador disse que os deputados precisam estar inteirados do cronograma do governo federal voltado para a melhoria das BR 364 e BR 429 e demais rodovias.

A segunda audiência pública, de acordo com o deputado, está marcada para o próximo dia 2 de maio, às 9h, no Plenário da Casa de Leis, e discutirá a Campanha da Fraternidade. Adelino Follador lembrou que neste ano a campanha tem como tema, “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”.

O objetivo da iniciativa, ressaltou, será chamar atenção para a questão do saneamento básico no Brasil e sua importância para garantir o desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos.

Disse que a quarta edição da campanha ecumênica traz como novidade a participação da Misereor, entidade episcopal da Igreja Católica da Alemanha e que trabalha na cooperação para o desenvolvimento na Ásia, África e América Latina.

“A colaboração acontece em vista do desejo dos organizadores em transpor fronteiras”, declarou Adelino Follador.

Indicações

O deputado informou que na terça-feira (29), em reunião com membros da Casa Civil e Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), solicitou ao governo do Estado que interceda junto ao DER, para que sejam executadas obras de tapa-buracos, construção de galerias e bueiros em localidades do interior, atendendo assim diversas indicações do parlamentar.

Follador pediu que fosse feita uma operação tapa-buracos na RO 463, trecho do município de Governador Jorge Teixeira até o entroncamento da BR 364. Disse que em período de chuva muitos buracos são abertos nas estradas, acarretando muitos acidentes. Destacou que se trata de uma região de grande tráfego de veículos, ônibus escolares e escoamento agrícola.

Da mesma forma, o parlamentar indicou a necessidade urgente da construção de uma galeria no rio São Francisco, na Linha 621, Km 45, no distrito de Colina Verde, também em Jorge Teixeira. Ressaltou que, com as chuvas, o acúmulo de água vem causando sérios transtornos para a população.

“Além de invadir a Linha, o excesso de água compromete até algumas plantações, que acabam sendo alagadas com o aumento do fluxo que não tem por onde ser escoado”, explicou Follador.

Pela mesma razão, o deputado indicou a construção de uma galeria na Linha 623, Km 36, sentido Tarilândia, no mesmo município. Já para atender a região de Campo Novo de Rondônia, Adelino Follador solicitou a construção de bueiros e implantação de manilhas na Avenida Principal, no distrito de Rio Branco.

 

ALE/RO - DECOM - [Juliana Martins]

Foto: José Hilde

 

registrado em: