Após solicitar em caráter de urgência, Dr. Neidson confirma chegada da Defesa Civil a Guajará-Mirim
A Defesa Civil já está em Guajará-Mirim para ações nos bairros atingidos pela alagação decorrente da enchente do Rio Mamoré. Nesta semana, o deputado Dr. Neidson (PMN), solicitou ao governo do Estado, em caráter de urgência, a necessidade de diligências de apoio da Defesa Civil nos locais atingidos, tanto em Guajará-Mirim como em Nova Mamoré.
No último final de semana o parlamentar acompanhou a situação dos moradores do Bairro Triângulo, em Guajará-Mirim, que vivem com barcos na porta de casa, pois as ruas estão debaixo d’água. De acordo com o deputado, a água do rio Mamoré ultrapassou a cota de inundação no último mês, e continua.
“A situação é caótica, por isso solicitamos a intervenção da Defesa Civil em caráter de urgência. Alguns moradores se viram obrigados a abandonar suas casas, tomadas pela água, que, além de lixo, traz animais peçonhentos para dentro das residências, contamina o lençol freático e aumenta, ainda mais os riscos de doença. E o mesmo está acontecendo em Nova Mamoré”, ressaltou Dr. Neidson.
O deputado alertou para a possibilidade de a situação piorar nos dois municípios. Segundo o parlamentar, com a aprovação do projeto que autoriza a elevação da cota de água dos lagos artificiais da usina de Santo Antônio, a alagação pode acabar isolando as duas cidades.
“Se sem o aumento dos 81 centímetros que serão elevados, nós já estamos nessa situação, imaginem o que virá quando a água subir. A Santo Antônio ofereceu R$ 1 milhão para cada município, mas esse valor não compensa o sofrimento dessas pessoas, e muito menos o que ainda está por vir”, declarou Dr. Neidson.
ALE/RO - DECOM - Juliana Martins
Foto: Ana Célia