Assembleia entrega medalhas de Mérito Legislativo

por Igor_Cruz — publicado 26/10/2015 22h08, última modificação 26/10/2015 22h08
Os professores e operadores do Direito Delson Xavier e Jackson Abílio foram os homenageados...

 

Na tarde desta segunda-feira (26), no plenário da Assembleia Legislativa, foi realizada sessão solene para entrega da Medalha do Mérito Legislativo aos docentes e operadores do Direito, Delson Fernando Barcelos Xavier e Jackson Abílio de Souza, proposta pelo deputado Hermínio Coelho (PSD) e Rosângela Donadon (PMDB). A sessão foi presidida pelo deputado Jesuíno Boabaid (PTdoB).

Ao se dizer feliz por poder conduzir a cerimônia, Boabaid apresentou as justificativas dos deputados Hermínio e Rosângela, que se encontram adoentados, portanto, impossibilitados de participar da solenidade. Ao mesmo tempo, lembrou que o presidente Maurão de Carvalho (PP) está liderando comitiva pela BR 319, o motivo de sua ausência.

O secretário de Turismo (Setur) e presidente da Academia Rondoniense de Letras, Júlio Olivar, disse que a medalha tem o caráter de valorização a profissionais tão dedicados e consagrados ao Estado de Rondônia. Ao migrarem, contribuíram para seu desenvolvimento, especialmente na área jurídica e educacional, finalizou.

A reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir) Berenice Alho Tourinho, se disse honrada em ter dois educadores do departamento de ciências jurídicas da universidade sendo homenageados. “A Universidade e todo Estado de Rondônia se sentem honrados por esta homenagem”.

O arquiteto Luiz Leite, presidente da associação dos amigos da Madeira-Mamoré, parabenizou o pioneirismo dos homenageados e o apoio dado a salvaguarda do patrimônio histórico.

Após a entrega das medalhas, o homenageado Jakson Abílio, agradeceu lembrando que vivemos em um mundo em que as pessoas, mesmo que distantes, são aproximadas pela internet, mas que esta mesma tecnologia, afasta as que se encontram próximas.  Disse que o prêmio se dá por duas formas: merecimento e antiguidade.

Pelo merecimento citou o outro homenageado, Delson Xavier. Para si, disse, restou a antiguidade. “Para um decano como eu, cair na realidade, é aquele que vai morrer primeiro. Devo ter merecido devido o estatuto do idoso”, disse arrancando risadas da plateia.

Finalizando, agradeceu a todos os deputados, pela generosidade com que a Assembleia concedeu a homenagem.

O professor Delson Xavier, agradeceu a Assembleia e aos deputados pela votação e concessão “dessa digna homenagem”. Ressaltou que não se faz nada sozinho e muitas pessoas foram importantes para conquistar objetivos, por isso nomeou e ressaltou o trabalho de muitos dos presentes em sua vida.

Ao receber a Medalha do Mérito Legislativo, disse, “só tenho a agradecer a todos os que fizeram e fazem parte de minha vida, em especial da minha família”. Destacou a importância da imprensa, como ferramenta da liberdade, assim como o Direito, essências para um país com liberdade e democrático.

Finalizou agradecendo aos alunos e ex-alunos, cuja missão maior de sua vida é o “de preparar, motivar e formar cidadãos éticos pela cidadania e bem comum, à legalidade e a justiça. Manifesto meu desejo de continuar no processo de humanização e luta pelos direitos democráticos”.

 

ALE/RO - DECOM - [Geovani Berno]

Foto: José Hilde


FOTOS


Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples.