Assembleia Legislativa inaugura salão permanente de exposições, voltado à cultura rondoniense

por affonso — publicado 07/08/2019 10h55, última modificação 07/08/2019 12h04
Espaço é voltado aos artistas locais e foi aberto como parte das comemorações dos 36 anos da primeira Constituição de Rondônia


Como parte das comemorações dos 36 anos da promulgação da primeira Constituição de Rondônia, que conta com eventos durante toda a semana, a Assembleia Legislativa inaugurou na manhã desta quarta-feira (07) o Salão de Exposições no 2º piso da Casa de Leis, um espaço aberto para a cultura rondoniense. 

O presidente da Casa, Laerte Gomes (PSDB) comandou a solenidade, que contou com as presenças dos deputados Ismael Crispin (PSB), Dr. Neidson (PMN), Lazinho da Fetagro (PT), Luizinho Goebel (PV), Chiquinho da Emater (PSB), Ezequiel Neiva (PTB) e Edson Martins (PMDB). O ex-presidente da Constituinte, José Bianco e os ex-deputados Ezequiel Junior e Só Na Bença também estiveram presentes. 

As artistas Rita Queiroz, Ângela Schilling, Rosita e Patrícia Fran, que está com exposição inaugural no Salão, participaram da solenidade; além do historiador Anísio Gorayeb, do juiz do Trabalho de Ji-Paraná, Antônio Carlos Chagas, entre outras autoridades. A Orquestra Villa Lobos fez uma breve apresentação. 

"A cultura de Rondônia, daqui para a frente, tem o seu lugar, o seu espaço. Isso é de vocês! Pode ter certeza disso. Vocês terão todo o apoio desta Casa, que respeita a cultura e reconhece o talento e o trabalho importante dos artistas para o nosso Estado", disse Laerte, no ato de inauguração. 

Para Laerte, "as pessoas imaginam que só se faz o Estado com prédios, estradas e obras. Isso é importante, mas também se faz um Estado com cultura, com respeito à sua história. Sem cultura, não tem vida, não tem alma. Esse espaço, os artistas poderão dizer, em alto e bom tom, que é o espaço da cultura de Rondônia". 

O deputado Crispin, 1º secretário da Mesa Diretora, nomeado presidente da comissão especial da comemoração dos 36 anos da Primeira Constituição Estadual de Rondônia, pontuou que é mais um fato histórico. 

"A Assembleia abre para a cultura as suas portas. Vamos trazer o que de melhor Rondônia tem, num espaço permanente para exposição e apreciação dos trabalhos dos nossos artistas, sendo um marco histórico do nosso Parlamento", completou. 

Laerte e Crispin, novamente, destacaram o empenho de todos os servidores para a realização das atividades comemorativas. 

A artista plástica Patrícia Fran ressaltou que os artistas ganham um novo espaço permanente de exposições, onde podem mostrar seus trabalhos e a população apreciá-los. "Rondônia e a região Norte só têm a ganhar com essa iniciativa da Assembleia".

 

Exposições 

Além dos trabalhos de Patrícia Fran, o Salão recebeu um vasto acervo de documentação histórica da Constituinte e do início dos trabalhos da Assembleia Legislativa, com recortes de jornais da época, fotografias, a primeira Constituição, assinada pelos deputados constituintes, entre outros. 

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia também apresenta a exposição "Mulher em Evidência - Rondônia 37 anos", destacando a participação feminina nas diversas instâncias de poder.

Texto: Eranildo Costa Luna-Decom-ALE/RO

Fotos: José Hilde e Marcos Figueira-Decom-ALE/RO