Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Assembleia / Notícias / Cleiton Roque quer debater piscicultura em Pimenta Bueno

Cleiton Roque quer debater piscicultura em Pimenta Bueno

por Igor_Cruz — publicado 10/03/2015 15h41, última modificação 10/03/2015 15h41
Deputado propõe encontro para discutir investimentos na região do rio Machado...

 

Promover um debate entre as autoridades envolvidas com a piscicultura e incentivar o crescimento do município de Pimenta Bueno. Esse foi o tema da reunião entre o deputado Cleiton Roque (PSB), o presidente da Emater, Luis Gomes, e o vice-presidente, José de Arimatéia da Silva, no gabinete do parlamentar, na Assembleia Legislativa.

A proposta do encontro é agendar para o mês de abril uma reunião, conferência, ou até mesmo uma audiência pública através do Poder Legislativo, com representantes das secretarias do meio ambiente do Estado e Município; Ministério da Pesca; Emater; Sebrae e organizações dos agricultores de sete municípios vizinhos que fazem parte do território do rio Machado, para tratar sobre os investimentos da piscicultura.

De acordo com Cleiton Roque, os agricultores apresentam constantes reclamações da falta de apoio para a produção, manejo e processamento, até a comercialização do peixe. “Toda a cadeia produtiva do peixe está comprometida com a falta de apoio. Sabemos que a piscicultura é uma atividade importante para Rondônia e que os pequenos produtores precisam de investimentos”, destacou.

O diretor presidente da Emater, Luis Gomes, afirmou que já existe um acompanhamento do setor, porém os investimentos precisam ser imediatos para que toda essa produtividade tenha resultado de forma imediata. “Ao envolvermos todos da área, em especial as associações de produtores rurais, cooperativas e setores que representam a piscicultura, poderemos dar uma injeção de ânimo com investimentos reais”, destacou.

Outro ponto importante abordado na reunião foi à questão da instalação de um frigorífico para a venda específica da carne do peixe. “Sabemos que não existem recursos suficientes das secretarias envolvidas para esse investimento, por isso precisamos buscar alternativas para que a piscicultura seja um cartão de visita dessa região em Rondônia”, disse José de Arimatéia da Silva.

O deputado garantiu que erguerá essa bandeira na Assembleia Legislativa e buscará todo apoio necessário para que as dificuldades sejam superadas e que a região de Pimenta Bueno seja exemplo no Estado.

 

ALE/RO - DECOM - [Elaine Maia]

Foto: ALE/RO - DECOM - [José Hilde]

 

registrado em:
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples.