Comissão recebe secretária da Educação que defende gestão democrática
A Comissão de Educação e Cultura (CEC), presidida pela deputada Lúcia Tereza (PP), na reunião desta quarta-feira (14), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, recebeu a secretária de Estado da Educação que foi pedir a aprovação da Lei de Gestão Democrática.
A secretária de Estado de Educação, Fátima Gavioli pediu aos parlamentares para que deem seguimento a aprovação da Lei de Gestão Democrática. Lembrou que a nomeação de diretores é de livre opção dos governadores dos Estados, no entanto, em Rondônia é realizada consulta pública com a comunidade escolar para escolher o diretor.
Gavioli esclareceu que não é eleição. “Eleição é para cargo público como o de vereadores, prefeito e deputados. Nós fazemos consulta pública”. A secretária reforçou que aos eleitos será ofertado curso de capacitação para que não tenham problemas com a gestão pública, com a correta utilização dos recursos públicos.
O deputado Aélcio da TV (PP) parabenizou a secretária e sua equipe pelo trabalho e salientou sua paixão pela educação e que sua maior alegria é que no início do próximo ano letivo vinte escolas darão início a educação integral. “Sou um apaixonado pela educação integral e lamento que são poucas escolas. Espero que em breve todas sejam atingidas”, afirmou.
O deputado Adelino Follador (DEM) reforçou a questão da nomeação dos diretores e lamentou que os recursos para a merenda escolar sejam tão escassos. “São apenas R$ 0,30 por aluno. É um milagre que consigam alimentá-los com este valor”.
A deputada Lúcia Tereza parabenizou a secretária e sua equipe que conseguiram organizar e administrar os vários problemas da educação e levar a cabo a educação integral. Desejou a todos um bom fim de ano e rogou à Deus as bênçãos para a educação, finalizou.
ALE/RO - DECOM - [Geovani Berno]
Foto: Ana Célia
FOTOS