Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Assembleia / Notícias / Comitiva anuncia liberação de 4,5 milhões de hectares de solo boliviano para fomentar agronegócio com fronteira rondoniense

Comitiva anuncia liberação de 4,5 milhões de hectares de solo boliviano para fomentar agronegócio com fronteira rondoniense

por Ronaldo Afonso do Amaral publicado 11/07/2019 14h22, última modificação 11/07/2019 14h22
Em visita a empresa portuária na capital, autoridades bolivianas foram recepcionadas pelo deputado Ezequiel Neiva


Na manhã desta quinta-feira (11), representando o presidente Laerte Gomes (PSDB), o deputado estadual Ezequiel Neiva (PTB) recepcionou uma comitiva boliviana que está em Porto Velho em visita ao Grupo BDX, empresa localizada no terminal do complexo da Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (Soph). 

Representantes da comissão de negociações entre o Departamento do Beni e Rondônia integram a comitiva que aproveitou a oportunidade para também visitar a Assembleia e conversar sobre os avanços nas tratativas comerciais entre os dois estados. 

De acordo com o técnico legislativo da Assembleia, Helder Risler, que acompanha todas as reuniões desde a gestão do ex-governador Daniel Pereira, a comissão do Beni anunciou a conclusão do Plano de Uso do Solo (Plus). 

“Esse plano para eles é o mesmo que o nosso Zoneamento Socioeconômico Ecológico e com a conclusão do Plus, eles confirmaram a liberação de quatro milhões e meio de hectares de solo boliviano para fomentar o agronegócio com a fronteira em Rondônia, de Pimenteiras até Guajará-Mirim”, informou Risler. 

Ezequiel Neiva reconheceu se tratar de uma excelente notícia para o desenvolvimento dos dois estados e ressaltou que, “a região de Costa Marques, sentido Beni, tem muitos campos para serem utilizados para cultivo”. 

A visita ao porto de Porto Velho, de acordo com a comitiva, foi justamente para um levantamento de custos e benefícios que venham viabilizar a exportação dos produtos por Porto Velho. 

O deputado citou que a Assembleia conta com Frente Parlamentar Permanente Rondônia/Beni, criada com a finalidade de implantação e acompanhamento do Projeto de Integração Binacional entre os dois estados e que será de fundamental importância para auxiliar e dar continuidade a todas as tratativas que venham ser necessárias. 

“Estamos em um período de recesso parlamentar aqui na Assembleia e muitos dos nossos deputados não se encontram na Capital, inclusive nosso presidente, mas, posso falar em nome do presidente Laerte Gomes e dos demais parlamentares, que queremos sim, fazer de tudo para que as coisas realmente aconteçam, pois tudo isso é muito bom para Rondônia e para o Beni. Em breve, juntos, poderemos escoar nossas produções para o mundo todo”, enfatizou Neiva. 

O deputado agradeceu a visita da comitiva e confirmou novas reuniões para dar continuidade às negociações após o período de recesso e na presença tanto do presidente Laerte Gomes, dos membros da Frente Parlamentar Rondônia/Beni e dos demais membros da Casa de Leis.

Texto: Juliana Martins-ALE/RO 

Fotos: Diego Queiroz-ALE-RO

Fotos:


Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples.