Comunidade Nossa Senhora da Penha recebe deputada Lúcia Tereza

por Igor_Cruz — publicado 15/02/2016 13h15, última modificação 16/02/2016 10h50
A parlamentar esteve acompanhada pelo diretor/residente do DER de Cacoal, Paulinho Aquino...

Na quinta-feira (11) aconteceu mais uma reunião ordinária da Associação dos Produtores Rurais da Comunidade Nossa Senhora da Penha (Aprunespe), localizada no km 01 do travessão Isaias Kieper, em Cacoal.

A associação, que se reúne bimestralmente, tem aproximadamente 35 associados que residem na região aonde predomina a pecuária de leite em pequeno porte.

Possui um caminhão para atender as demandas locais dos associados que utilizam o veículo para o transporte de produtos para comercializar na cidade e na volta traz os insumos e outras aquisições dos associados.

A diretoria da Aprunespe foi eleita na última reunião ordinária que aconteceu em dezembro e tem como presidente a produtora rural Elizangela Kieper Souza, o vice-presidente Gilberto Kieper e a tesoureira Vanete de Avelar Kieper, que estarão à frente da associação pelo período de dois anos.

A reunião de quinta-feira teve a presença da deputada Lúcia Tereza (PP) que visitou a comunidade para participar da reunião de trabalho e deliberar com os associados as suas proposituras para o ano de 2016. O vice-presidente da associação, o produtor Gilberto Kieper, abriu a reunião de trabalho agradecendo mais uma vez a presença da deputada Lúcia Tereza à sua comunidade, citando a importância da presença da parlamentar nas discussões com os associados.

Kieper fez um breve relato das proposituras que deliberaram como prioridades de 2016 para os associados. Como primeira opção deliberou pela construção de um barracão para a sede da associação, sendo a segunda um tanque de resfriamento com capacidade de armazenamento para 500 litros e em terceiro a aquisição de implementos agrícolas para equipar o trator que a associação está em vias de adquirir através de emenda parlamentar.

A deputada Lúcia Tereza parabenizou a nova diretoria que tem em sua formação em sua maioria mulheres. “Eu fico muito satisfeita ao ver que cada vez mais as mulheres estão buscando o seu espaço nas discussões dentro das comunidades”.

A parlamentar citou a questão da posse do terreno para a construção da sede da associação. Após a negativa da posse escriturada do local para a construção da sede, a opção do barracão ficou para posterior análise.

“Recursos para a realização de obras é bem mais complicado devido às exigências quanto à situação do terreno que tem que estar em nome da entidade que irá receber o benefício, ou então em nome da prefeitura”, esclareceu a parlamentar que confirmou o seu compromisso de ajudar a associação em 2016 através de uma de suas emendas individuais.

Recuperação de estradas

Uma das principais reivindicações que vem sendo feita pelos moradores é a recuperação do travessão Isaias Kieper e Guinter, que tem uma extensão de 12 km e atende a mais de uma centena de moradores.

Ao ser informada da situação, a deputada Lúcia Tereza entrou em contato com o diretor geral do DER/RO, Ezequiel Neiva, que autorizou a execução dos trabalhos no travessão através do DER/Cacoal.

Com o sinal verde do diretor Ezequiel Neiva, a deputada Lúcia contatou o diretor residente do DER/Cacoal, Paulino Aquino e o convidou a visitar a comunidade e ver “in loco” a situação em que se encontra a vicinal.

Durante a reunião com os associados, a deputada Lúcia Tereza apresentou aos moradores o diretor da residência de Cacoal ao qual passou a palavra para que ele respondesse os questionamentos dos moradores.

Paulinho citou os trabalhos que o DER vem fazendo no setor da RO 387 (Estrada do Pacarana) onde estão recuperando várias pontes que caíram nos últimos dias.

Ao falar dos trabalhos a ser executado no travessão, o diretor citou o período de chuvas e o risco de se perder o trabalho. Em comum acordo os moradores concordaram de esperarem uma melhora no tempo para que as máquinas venham e façam a recuperação do travessão dos Kieper e também no Travessão do Guinter.

Ao encerrar o encontro a deputada agradeceu o empenho e a disposição do diretor Paulinho que atendeu ao seu convite e veio participar aos moradores da disposição do DER em resolver o problema de recuperação do travessão.

ALE/RO - DECOM - [Assessoria Parlamentar]