Deputado Adelino Follador defende formação da CPI da Carne
No primeiro pronunciamento do novo ano legislativo, o deputado Adelino Follador (DEM), defendeu a formação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a possível formação de um cartel da carne no Estado.
O parlamentar salientou que no fechamento do ano legislativo em 2015, em uma reunião com produtores, e com a presença do presidente Maurão de Carvalho (PP), foi definida a formação desta CPI e que durante o recesso, vários encontros foram realizados em cidades polos no interior do Estado para ouvir e discutir com os pecuaristas. Entre os temas, o preço pago pelos frigoríficos pela arroba do boi que reduziu muito e a revisão dos incentivos fiscais concedidos pelo governo do Estado aos frigoríficos.
Adelino defendeu que com a formação da Comissão, os deputados que venham a compô-la, defendam o povo de Rondônia. “Quando falo em defender é para respeitar os produtores e pagar um preço justo pelo nosso produto, pois está muito defasado”.
Ressaltou que mesmo com os preços reduzidos para os produtores, os consumidores não foram beneficiados, pois nos supermercados e açougues o preço não baixou.
Segundo o parlamentar, os frigoríficos justificam a queda no preço pela redução de exportação, sendo que apenas cerca de 10% é exportado. Portanto, isso não se justifica, pois a maior parte da produção é consumida dentro de Rondônia.
ALE/RO - DECOM - [Geovani Berno]
Foto: José Hilde