Deputado Anderson do Singeperon indica reforma em alojamento da Penitenciária Regional de Nova Mamoré
O deputado Anderson do Singeperon (Pros) indicou à Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), a reforma do alojamento da Penitenciária Regional de Nova Mamoré. O parlamentar informou que, a serviço da Comissão de Segurança Pública da Assembleia legislativa, esteve no local e constatou a precariedade da estrutura.
“Eu me reuni com os servidores da Penitenciária Regional de Nova Mamoré e pude verificar as condições precárias em que se encontra o alojamento funcional, uma reclamação unânime entre os trabalhadores da unidade”, destacou o deputado.
O parlamentar ressalta que o trabalho no sistema penitenciário já é por si, estressante por exigir constante equilíbrio psicólogo e físico dos servidores em atuação. De acordo com o deputado, a Constituição Federal trata como direito fundamental a dignidade da pessoa humana, uma vez que este princípio está elencado no Artigo 1º, inc. III, visando garantir condições mínimas de, no caso, prestação de serviço público.
A realidade precária e a carência de equipamentos básicos no sistema prisional brasileiro são apontadas como fatores de desorganização psicológica dos trabalhadores. As penitenciárias são, em sua maioria, compostas de ambientes úmidos e de iluminação insuficiente, entre outros elementos que comprometem o bem-estar e a privacidade dos agentes.
O deputado disse considerar importante a resolução dos problemas estruturais nas instalações do alojamento dos servidores da referida unidade, tornando o ambiente adequado para o convívio, trabalho e a permanência humana.
“O que já representaria um grande avanço na qualidade do trabalho dos agentes, com reflexo direto no trato e convivência com os apenados da unidade”, concluiu Anderson do Singeperon.
ALE/RO - DECOM - Juliana Martins
Foto: Lusângela França