Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Assembleia / Notícias / Deputado Ezequiel Neiva solicita apoio de senadores para aprovação de projeto que garante prótese de olhos pelo SUS

Deputado Ezequiel Neiva solicita apoio de senadores para aprovação de projeto que garante prótese de olhos pelo SUS

por Ronaldo Afonso do Amaral publicado 15/05/2019 13h34, última modificação 15/05/2019 13h34
Projeto trata sobre a classificação da visão monocular como deficiência sensorial


O deputado estadual Ezequiel Neiva (PTB) encaminhou ofício aos senadores Confúcio Moura (MDB) e Marcos Rogério (PDT), solicitando apoio para à aprovação ao projeto de lei 1.615/2019 em tramitação no Congresso, com objetivo de classificar a visão monocular como deficiência sensorial, garantindo aos portadores vários direitos, como a oferta de prótese de olhos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta é de autoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE). 

O projeto em tramitação também ganharia o nome Lei Amélia Barros, em homenagem a jornalista e deficiente monocular e aguarda aprovação em Comissões. A proposta trata sobre a classificação da visão monocular como deficiência sensorial, do tipo visual, assegurando a pessoa com visão monocular com os mesmos direitos e benefícios previstos na legislação para pessoas com outros tipos de deficiência. 

No ofício encaminhado aos senadores, Ezequiel Neiva ressalta que 19 estados, entre eles Rondônia (através da Lei nº 2841, de 26 de maio de 2011), mais o Distrito federal, aprovaram leis estaduais e distrital, reconhecendo a visão monocular como deficiência sensorial em suas respectivas Assembleias Legislativa. “Já temos lei estadual, mas precisamos da aprovação nacional”, destacou o deputado. 

“Sabemos do compromisso dos nossos senadores em representar o nosso estado. Por isso peço empenho para aprovação do projeto de lei, assegurando o fornecimento através do SUS, em fornecer gratuitamente, aparelhos de órtese e prótese às pessoas com deficiência definitivas nesta lei”, observou Ezequiel Neiva.

Texto: Assessoria

Foto: Marcos Figueira - DECOM/ALE

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples.