Deputado Jean Oliveira outorga Voto de Louvor a servidores e colaboradores do Cemetron

por Natália Leite Lima publicado 17/05/2022 09h51, última modificação 17/05/2022 09h51
Solenidade de homenagens aconteceu nesta quarta-feira em reconhecimento aos relevantes serviços dos trabalhadores durante a pandemia

O deputado Jean Oliveira (MDB) foi o proponente da Sessão Solene realizada na tarde desta segunda-feira (16) para a outorga de Votos de Louvor aos servidores públicos que compõem o quadro de colaboradores do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron).

Além do parlamentar, compuseram a mesa de honra os seguintes homenageados, Antônio Marcos de Souza Nóbrega, diretor-geral do Cemetron e no ato, representando a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Maria Orli Dourado Lima, diretora-adjunta do Cemetron e também homenageada, além de Ana Ellen Santiago, presidente do Conselho de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero), Rodrigo Moreira Campos, presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito18).

Após a abertura oficial da solenidade, o deputado Jean Oliveira falou da satisfação de receber inúmeros profissionais da área da Saúde na Assembleia Legislativa e enalteceu a atuação dos trabalhadores no período de pandemia ocasionada pelo Coronavírus.

“Nos últimos dois anos, as nossas vidas foram pautadas na prevenção, no combate e na remediação desse vírus que ocasionou uma pandemia mundial e que não deixou de ser de grande impacto na nossa sociedade rondoniense, e de todos os demais servidores públicos, com todo respeito, afinal, muitos não deixaram de trabalhar como os da Segurança Pública, mas os funcionários públicos da Saúde, estiveram, de fato, na linha de frente, no combate direto”, declarou Jean.

O deputado ressaltou que a homenagem proposta por ele representa um ato de reconhecimento. Jean Oliveira disse que considera “pouco”, mas, segundo ele, é o mínimo que o Legislativo poderia fazer para valorizar o trabalho de cada um dos homenageados que tanto se dedicaram no auge da pandemia.

“A sociedade rondoniense neste momento, através do poder que emana do povo, que é o Legislativo, cria esse Voto de Louvor para cada um de vocês, dessa unidade de saúde muito importante para Rondônia, que é o Cemetron. Parabenizo os diretores da unidade, senhor Antônio Marcos e a senhora Maria Orli, que juntos, estão a frente dessa importante unidade, junto com cada um de vocês, mantendo de pé o tratamento de saúde das doenças tropicais e infecto contagiosas que são muitas, mas, nos últimos anos, teve como destaque a Covid-19”, ressaltou o deputado que também agradeceu a presença de todos os demais componentes da mesa de honra.

Representando todos os fisioterapeutas de Rondônia, em especial os que se fizeram presente na Sessão Solene, Rodrigo Moreira Campos, presidente do Crefito deu início aos pronunciamentos agradecendo ao deputado pela iniciativa e enaltecendo o parlamentar por sempre buscar o melhor para a sociedade rondoniense, seja em qual área for.

“O deputado sempre se propôs em nos ajudar, em todas as nossas intenções, sempre com justiça, com decoro e com muito zelo. Muito obrigado deputado. Gostaria de dizer que, muitas das vezes, quem está de fora, até desmerece isso, mas só nós, que somos da área da Saúde, que nos empenhamos, dia a dia, 24 horas, no cuidado com o familiar do próximo, com a sociedade como um todo, também com muita honradez, ética, probidade sabemos do quão é importante esse reconhecimento. Eu tenho um grande amor pelo Cemetron porque foi onde minha esposa se construiu como profissional. O deputado está homenageando a servidores que há anos dedicam suas vidas ao Cemetron, sendo assim, para quem não está aqui e para quem está, minha gratidão como sociedade. Deus abençoe a cada um de vocês”, concluiu o presidente do Crefito18.

A presidente do Cremero, doutora Ana Ellen Santiago, em sua fala, lembrou que o deputado Jean Oliveira foi acometido pelo Coronavírus com 95% de comprometimento pulmonar, que chegou a ser entubado e que passou por 14 dias em uma UTI.

“E lembrando de tudo isso, inclusive da minha própria experiência que também fui acometida por esse vírus, eu entendo o que representa esse dia de hoje. Não é só o povo que quer agradecer, mas é um agradecimento do fundo do nosso coração, do deputado, meu, porque se não fossem vocês, que abriram mão de estarem em casa, de estarem com suas famílias, para dar o cuidado ao outro, o número de óbitos seria muito maior, o número de pessoas sequeladas seria muito maior. Eu, assim como o deputado Jean, tivemos um excelente atendimento, hoje estamos aqui, conversando, com poucas sequelas e isso, é graças a todos vocês que estiveram envolvidos nesta pandemia, inclusive, onde muitos também adoeceram. Então aproveito para fazer um clamor ao deputado Jean, para que possamos olhar mais para os hospitais nessa síndrome pós Covid, para que os profissionais continuem dando o sangue para um bom atendimento à população. Parabéns a todos”, disse a presidente do Cremero.

Após os pronunciamentos, o deputado Jean Oliveira iniciou a outorga dos Votos de Louvor para todos os homenageados, servidores e colaboradores do do Centro de Medicina Tropical de Rondônia. Após a entrega das honrarias alguns dos agraciados puderam usar a tribuna para contar suas experiências e agradecer ao deputado pela data especial em que o trabalho dos “cemetronianos” foram homenageados e reconhecidos.

A diretora-adjunta do Cemetron, Maria Orli Dourado Lima falou da honra de participar da homenagem e agradeceu a força de todos os servidores que estiveram na linha de frente durante a pandemia. “Estar aqui para mim é de grande valia, vivemos uma experiência onde tudo era novo, tive muito aprendizado com cada um de vocês. Todos ficamos muito assustados no início pois não sabíamos com o que estávamos lidando, mas aqui estamos. Obrigada a todos, se eu pudesse citar o nome de cada um de vocês, faria com muita honra. Fiquem todos com Deus”, disse a adjunta do Cemetron.

O diretor-geral do Cemetron, Antônio Marcos, também enalteceu a atitude do parlamentar em propor a homenagem aos servidores do Centro de Medicina Tropical por todo o trabalho desenvolvido pelos profissionais da saúde, durante e antes da pandemia. “Eu agradeço também a Deus por ter me colocado lá. Fui bem acolhido quando cheguei para assumir o cargo de diretor, principalmente pela humanidade de cada um, o que não me traz nenhuma dificuldade de coordenar aquele hospital, pois me alegra muito trabalhar com todos vocês. E segundo o deputado Jean, a quem agradeço pelo olhar dele ao Cemetron, mas por se comprometer a homenagear todos os demais servidores que hoje estão lá trabalhando e não puderam estar aqui. Saibam que lá é minha segunda casa, e que, em nome de Jesus, é uma estrutura que já está em fase de contratação de uma empresa para reformar nosso prédio novo, para atender melhor ainda nossa população. Obrigada a todos”, agradeceu o diretor Antônio Marcos.

Para concluir a solenidade, o deputado Jean Oliveira também usou a tribuna para falar da honra de ter a iniciativa de promover o reconhecimento aos homenageados. O parlamentar destacou que nem todos puderam comparecer porque os atendimentos do Cemetron não poderiam parar, mas que cada um ali presente estava representando seus colegas e que, em outra oportunidade, também seriam homenageados.

“Nessa oportunidade, cada um de vocês recebeu Voto de Louvor da sociedade rondoniense, representando toda aquela unidade de saúde que é formada por mais de 750 colaboradores, de todas as categorias, modalidade, terceirizados, emergenciais, concursados, médicos, enfermeiros, agentes de portaria, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, administrativos e todos os demais. E para não cometer nenhuma injustiça, me comprometo a homenagear os 750 servidores do Cemetron. Em nome do Antônio Marcos, que acima de tudo é meu amigo, quero dizer que estou à disposição para dar condições de trabalho para vocês. Não adianta homenagem se não pudermos colaborar com as estruturas. Parabéns por fazerem com coletividade essa engrenagem que faz o Cemetron funcionar e que não perdeu nenhum dos seus servidores durante a pandemia. Essa homenagem é muito pequena diante do que todos vocês merecem, muito obrigado e parabéns mais uma vez”, concluiu o deputado Jean Oliveira.

Texto: Juliana Martins
Fotos: Thyago Lorentz