Deputado Jean Oliveira pede implantação de política de preço mínimo para o produtor de leite

por Ana Carolina Custódio publicado 06/04/2021 18h00, última modificação 06/04/2021 18h00
Parlamentar disse que o poder público precisa agir, porque os laticínios recebem incentivos fiscais

O deputado Jean Oliveira (MDB), na sessão plenária realizada na tarde desta terça-feira (6), disse que a Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) deve formalizar uma proposta para o preço mínimo do leite levando em consideração o custo da produção e o lucro do produtor. “Isso tem que ser uma regra. Baseado no que os laticínios baixaram o preço pago ao produtor se os custos da produção não reduziram, nem o valor que o consumidor paga nos supermercados?”, indagou o parlamentar.

Conforme o deputado Jean Oliveira, as indústrias receberam recentemente um incentivo fiscal, e em seguida começaram a pagar ao produtor 40% a menos pelo preço do leite. “O laticínio que não respeitar a política feita pelo Estado deve perder de forma proporcional o incentivo tributário. Não há como pagar menos do que o custo da produção e do lucro ao produtor”, acrescentou o deputado.

Jean Oliveira afirmou que não busca um culpado pela atual situação. “Não digo que é responsabilidade da indústria, que houve formação de cartel. No campo tem um ditado: cerca baixa é que deixa boi roceiro. O problema do preço do leite está acontecendo por falta de políticas públicas”, detalhou.

O parlamentar afirmou que já conversou diversas vezes com o secretário da Seagri, Evandro Padovani, sobre a necessidade de cuidar do pequeno produtor. “Já discuti com o Padovani ações de equilíbrio para a produção leiteira, e ele me disse que estava trabalhando para fazer o preço do leite ser respeitado a partir do custo da produção”, destacou.

O deputado Jean Oliveira disse que foi procurado por muitos produtores, que trabalham para não faltar alimento na mesa da população. “Atendemos os grandes centros consumidores. Em São Paulo se usa queijo de Rondônia nas pizzas”, citou.

Texto: Nilton Salina-ALE/RO

Foto: Diego Queiroz-ALE/RO