Deputado Jean participa do lançamento do concurso ConCafé
O II concurso de qualidade e sustentabilidade do café do Estado de Rondônia, que agora leva a marca “ConCafé – RO - 2017”, foi lançado na tarde de segunda-feira (20), no auditório da Governadoria, no 9º andar do Edifício Pacaás, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho. O deputado Jean Oliveira (PMDB) esteve presente no lançamento, prestigiando o evento.
Conforme o assessor da Diretoria Técnica e de Planejamento (Ditep) da Emater, responsável pela proposta do concurso, a qualidade do café de Rondônia é um desafio que o Estado está buscando estratégia para melhorar. Neste sentido, em 2016 foi realizado o 1º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café do Estado, resultando na participação de 192 produtores de todas as regiões produtoras de Rondônia.
Dando sequência à proposta, neste ano será realizada a 2ª edição do concurso, que é uma iniciativa do Governo, por meio da Secretaria do Estado de Agricultura (Seagri) e executada pela Emater-RO em parceria com a Câmara Setorial do Café do Estado de Rondônia, Embrapa-RO, Agência Idaron e Cooperativa de Produtores Rurais Organizados para Ajuda Mútua (Coocaram).
O deputado Jean Oliveira, presente ao lançamento do concurso, observou que essa é uma iniciativa que merece ser prestigiada e apoiada, uma vez que incentiva a melhoria da qualidade e sustentabilidade da produção de café no Estado.
O vereador Márcio Oliveira (PMDB), de Porto Velho, que também prestigiou o evento, consultou os técnicos responsáveis pela iniciativa para buscar meios para incentivar essas propostas no seu município, que já começa a ter uma produção importante no cultivo do café.
Estiveram também prestigiando o lançamento do ConCafé – RO – 2017, o vice-governador Daniel Pereira (PSB), o deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO), o secretário estadual da Agricultura, Evandro Cesar Padovani, o presidente da Emater, Francisco Barreto, e o presidente do Idaron, Anselmo de Jesus.
As inscrições para participar do ConCafé – RO – 2017, ocorrerão no período de 10 de abril a 14 de julho, e poderão ser realizadas em todos os municípios do Estado, nos escritórios locais da Emater. Segundo os organizadores, para essa segunda edição espera-se a participação de aproximadamente 400 produtores das diversas regiões de Rondônia.
ALE/RO - DECOM - [Assessoria]
Foto: Assessoria