Deputado Laerte Gomes indica necessidade da Sesdec reforçar do patrulhamento de fronteira na região de Costa Marques

por Ana Carolina Custódio publicado 26/10/2021 19h36, última modificação 26/10/2021 19h36
Parlamentar citou constantes furtos de veículos na região de fronteira que são enviados para práticas ilícitas na Bolívia

Segundo o parlamentar, o objetivo visa a inibição de práticas criminosas, principalmente, o furto de veículos e, posteriormente, o envio dos mesmos para o território do Estado Plurinacional de Bolívia.

No documento, o parlamentar cita que o furto de veículos já é um drama antigo que a região de fronteira enfrenta.

“O mais grave dessas ocorrências, segundo informações extraoficiais, alguns membros do Exército Boliviano estariam apoiando tais práticas criminosas, inclusive, garantindo o translado dos veículos, mesmo com a advertência de autoridades brasileiras”, relatou o deputado.

Laerte Gomes ressalta que, diante da falta de apoio da área de Segurança Pública Bolivariana, é necessário que, o Governo de Rondônia, através da Sesdec, adote providências para reforçar o patrulhamento policial ostensivo em Costa Marques.

“Infelizmente, ao longo dos tempos, brasileiros vêm contabilizando prejuízos, principalmente àqueles portadores de camionetes que acabam tendo seus veículos furtados, levados para a Bolívia e, quase sempre, empregados em transações comerciais ilícitas para a aquisição de entorpecentes. Sendo assim, é preciso acionar o Serviço de Inteligência e, se possível, documentar a participação de militares bolivianos no apoio e na logística destas práticas criminosas, visando posterior envio para organismos federais”, concluiu o deputado Laerte Gomes.

Texto: Juliana Martins-ALE/RO

Foto: Thyago Lorentz-ALE/RO