Deputado Lebrão relata as ações da Caravana da Integração

por Igor_Cruz — publicado 25/11/2015 16h44, última modificação 25/11/2015 16h44
Lebrão, ressaltou a importância da Caravana da Integração ocorrida na semana passada que contou com a presença de parlamentares estaduais, federais e empresários...

O deputado José Lebrão (PTN), ressaltou a importância da Caravana da Integração ocorrida na semana passada que contou com a presença de parlamentares estaduais, federais e empresários. O parlamentar informou que a caravana contou com 63 veículos, uma aeronave e 247 pessoas representando o Estado de Rondônia.

Agradeceu ao governo do Estado, Fecomércio, Fiero, empresários, executivo e legislativo especialmente aos prefeitos e vereadores do vale do Guaporé e a todas as pessoas que acreditaram que é possível esta integração, citando como um dos grandes incentivadores o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP).

Lebrão relatou as reuniões ocorridas na Bolívia e que no Beni. A comitiva chegou no dia em que estava sendo votada Lei que concede autonomia ao Estado, para definir parcerias e metas, sem depender do governo federal, para dar andamento nas parcerias, como é o caso do acordo alinhavado entre Brasil/Bolívia (Rondônia/Beni). “Algo que não temos no Brasil”, lamentou.

Muitos encontros entre empresários dos dois países foram importantes para encaminhar a desburocratização das negociações entre os estados.

Também foi garantido o asfalto da cidade de Trinidad até Guayaramerin, o que beneficiará também os moradores de Costa Marques que para se deslocarem até Guajará-Mirim precisam percorrer uma distância de mais de mil quilômetros e pela  Bolívia pouco mais de 450 km.

Lebrão agradeceu às autoridades bolivianas pela acolhida, em especial ao governador do Beni, ao prefeito de Trinidad, e comemorou a confirmação da Universidade Bi-nacional Brasil-Bolívia em Guayaramerin, na qual os estudantes brasileiros já sairão com CRM válido no Brasil.

Também disse que aguarda a autorização para instalação da balsa em Costa Marques que irá beneficiar o comércio e o transporte de cargas entre os países.

Aparte

O deputado Edson Martins (PMDB) parabenizou o deputado Lebrão pela iniciativa em buscar a aproximação entre Rondônia e Beni (Bolívia), buscando a importação e especialmente a exportação dos produtos rondonienses, que irão gerar mais renda e empregos no Estado, mas que acabará por beneficiar ambos os países, pois também haverá importação de produtos bolivianos.

ALE/RO - DECOM - [Geovani Berno]

Foto: José Hilde