Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Assembleia / Notícias / Deputado pede audiência para tratar de estragos no Madeira

Deputado pede audiência para tratar de estragos no Madeira

por Igor_Cruz — publicado 18/03/2015 10h33, última modificação 18/03/2015 10h33
Jean Oliveira propõe audiência pública para tratar de problemas gerados pelas hidrelétricas...

 

O deputado Jean Oliveira (PSDB), ao discursar em sessão plenária, na qualidade de presidente da Comissão de Meio Ambiente, reportou-se sobre os estragos que a construção das hidrelétricas do rio Madeira vêm causando e anunciou a apresentação de requerimento para realização de audiência pública no dia 30 de abril, no plenário da Assembleia Legislativa, para tratar desta questão.

De acordo com o deputado Jean Oliveira, a devastação e o estrago ambiental atingem de forma direta os povos tradicionais, que sempre habitaram as beiras dos rios da região, tendo em vista os impactos ambientais das usinas do rio Madeira.

“Venho pedir a todos os parlamentares que nos ajude a fortalecer esta discussão, pois a cada ano os problemas das enchentes tendem a aumentar. É preciso buscar formas de acolhimento aos moradores, pois os problemas aumentam”, declarou.

Informou o parlamentar que, por ocasião das discussões do projeto de construção das hidrelétricas do rio Madeira, em momento alguns os técnicos das hidrelétricas e do Governo Federal aventaram qualquer possibilidade de transtorno proveniente de enchente do rio. “É preciso entender que o problema ambiental acaba gerando também um problema social”, complementou.

Em aparte ao pronunciamento, o deputado Lazinho da Fetagro (PT) destacou existir várias famílias que foram simplesmente abandonadas. A deputada Lúcia Tereza (PP) salientou que a tendência é a cada ano piorar no tocante às enchentes, sendo necessário buscar alternativas para pelo menos minimizar estes estragos. O último aparte foi do deputado Dr Neidson (PT do B), que destacou a importância da criação de uma frente parlamentar para tratar especificamente desta questão.

Ao retomar seu pronunciamento, o deputado Jean Oliveira disse que famílias foram destruídas economicamente, sem que haja uma resposta por parte do poder público. Encerrou manifestando sua preocupação com relação a vida do rio Madeira, que conforme seu entendimento está comprometida em razão do aumento de areia em seu leito.

 

ALE/RO - DECOM - [Paulo Ayres]

Foto: ALE/RO - DECOM - [José Hilde]

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples.