Dr. Neidson pede reformas no Forte Príncipe da Beira

por Igor_Cruz — publicado 07/03/2017 22h05, última modificação 07/03/2017 22h05
Estrutura está em precárias condições e poderia incentivar o desenvolvimento do Turismo no Estado...

O deputado Dr. Neidson (PMN) indicou ao Governo de Rondônia, com cópia a Superintendência de Turismo (Setur) a necessidade de restauração do Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques.

Segundo ressalta o parlamentar, a Constituição do Estado, em seus artigos 184 e 185 diz que o Estado apoiará e incentivará o turismo como atividade econômica, como forma de desenvolvimento social e cultural e que definirá, juntamente com segmentos envolvidos, política de turismo, desenvolvendo a infraestrutura e conservação de parques estaduais.

Desta forma, destaca Dr. Neidson, a restauração do Forte Príncipe da Beira proporcionará maior geração de empregos, aumentos de renda aos cidadãos, bem como maior receita para os cofres municipais, sendo de extrema importância ao Estado, desenvolvendo o turismo e, em especial, a região de Costa Marques.

O Forte

O Forte Príncipe da Beira é uma fortaleza militar do final do século XVIII, tido como uma das mais desafiadoras construções realizadas ao final de 1700 no Brasil. Sua importância para a história do país e para a formação atual do território nacional foi reconhecida por meio de tombamento pelo Iphan em 1950.

Composta de uma muralha de aproximadamente 980 metros, erguida em taipa de formigão e protegida por cortina de pedras aparelhadas. Cercado por muralhas que medem 10 metros de altura, o Forte é constituído por uma praça central, onde existem as ruínas de quinze prédios. Também é tombado como Patrimônio do Estado.

O Forte Príncipe da Beira é marco histórico do Brasil e símbolo do Estado de Rondônia. É avançado o estado de deterioração, sem nenhuma intervenção dos órgãos governamentais para a preservação. A situação não está mais caótica, afirmou Neidson, devido ao empenho do Exército Brasileiro em manter a segurança do local.

ALE/RO - DECOM - [Geovani Berno]
Foto: Ana Célia