Dr. Neidson tem aprovada indicação que cria o “Julho Amarelo”

por Igor_Cruz — publicado 25/02/2016 11h55, última modificação 25/02/2016 12h07
Data marca o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites...


O deputado Dr. Neidson (PTdoB), em dezembro último, destacou ao governo de Rondônia, juntamente com a Assembleia Legislativa, a necessidade de inserir no calendário oficial, a data “Julho Amarelo”, tendo em vista que em 28 de julho comemora-se o “Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites”. A matéria foi aprovada e a partir deste ano já estará valendo.

Esta indicação, segundo Dr. Neidson, atende o pleito da Associação dos Portadores de Hepatites do Estado de Rondônia e visa reforçar a importância da prevenção na luta contra as hepatites virais.

A hepatite, segundo o parlamentar, “é uma das doenças que vem desenvolvendo cada vez mais e é considerada uma das maiores preocupações de saúde pública em todo país e no mundo”.

Com um índice elevado de infectados no Brasil, em 13 anos de assistência à doença no SUS, foram notificados e confirmados 120 mil casos e realizados mais de 100 mil tratamentos.

Atualmente, são 10 mil casos notificados a cada ano. Estima-se que a hepatite tipo C seja a responsável por cerca de 350 a 700 mil mortes por ano no mundo. No Brasil são registrados cerca de três mil mortes associadas à hepatite C.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil registra 8.040 novos casos de câncer de fígado ao ano. A doença é responsável de 31% a 50% dos transplantes em adultos.

Dr. Neidson destacou que os alarmantes números decorrentes das doenças hepáticas justificam o Projeto de Lei na medida em que colabora na divulgação das informações e esclarecimentos sobre a doença, coibindo o avanço no número de infectados e possibilitando o tratamento e o monitoramento.


ALE/RO - DECOM - [Assessoria Parlamentar]

Foto: Assessoria 

registrado em: