Escola de Ji-Paraná dobra o número de vagas após a execução de emenda de Jhony Paixão

por Ana Carolina Custódio publicado 14/10/2020 09h22, última modificação 14/10/2020 09h22
Com seis salas de aula a mais, o número de alunos na instituição de ensino vai para aproximadamente 800

Através da emenda individual na Ordem de R$330 mil, do Deputado Cabo Jhony Paixão (Republicanos), foram construídas seis novas salas de aula na Escola Estadual de Ensino Fundamental Doutor Lourenço Pereira Lima, no município de Ji-Paraná. A escola, atualmente, atende 393 alunos com idades entre oito a quatorze anos e vai dobrar a capacidade de vagas. Com as seis salas de aula a mais, o número de alunos na instituição de ensino vai para aproximadamente 800.

“A escola funciona desde a década de 70. A população de Ji-Paraná já cresceu muito desde então, especialmente na região onde funciona a escola. Creio que será muito bem-vinda para atender a comunidade dos bairros adjacentes”, apontou o deputado. A escola fica no bairro Jardim Capelasso, no 2º Distrito de Ji-Paraná, Linha 94, próxima dos loteamentos Rondon I e II, do Parque Brasil e de residenciais construídos por meio do projeto Minha Casa e Minha Vida.

A obra deu início no primeiro semestre deste ano. As salas já estão prontas para receber a mobília como: central de ar, carteiras, quadros, e que serão fornecidos pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

“Uma das minhas bandeiras principais é a educação. Sou filho de professora, minha graduação é licenciatura em física e sei da importância de um trabalho voltado para essa área. A emenda para a Escola Doutor Lourenço Pereira Lima fará uma diferença enorme na formação de centenas de crianças em Ji-Paraná. Tenho certeza disso”, destacou Jhony.

Indicação em 2019

Em abril de 2019, quatro meses após assumir o cargo de Deputado Estadual, Cabo Jhony Paixão apresentou, durante Sessão Ordinária, na Assembleia Legislativa, a indicação n°310/19 ao Poder Executivo, para que a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) realizasse a ampliação da escola em Ji-Paraná. 

O parlamentar destacou a necessidade, há um ano e seis meses, em virtude das obras das moradias do Governo federal que estavam praticamente prontas. A reservar orçamentária para a ampliação da escola foi conforme exposto na Lei nº4. 455 de 07 de janeiro de 2019 – Lei Orçamentária Anual e quadro de detalhamento de dotações referentes ao exercício de 2019.

  Sobre a Escola

Em 1975 nasceu a ideia da construção da primeira sala de aula em um terreno localizado na Av. Edson Lima, linha 94 s/n. O local foi doado por Antenor Ferreira com a finalidade de construir uma sala de aula de educação fundamental que atendesse a comunidade, funcionando a 1a e a 2a séries, porém, em 1976 acrescentou-se a 3a série, tendo como primeiro nome Escola José Anchieta, permanecendo assim, até o seu primeiro decreto de criação nº 921 de 20 de julho de 1978. Recebendo então o nome de "Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Lourenço Pereira Lima  em homenagem a um grande médico Lourenço Pereira Lima.

 A partir de 1985, começou a funcionar educação infantil com uma sala de pré-escolar  e então no ano de 1987, visando atender a necessidade da comunidade, houve extensão da Escola E. E. F. M. Marcos Bispo da Silva  com a 5a e 6a série, no ano de 1989  funcionou de 1a a 7a série do Ensino Fundamental. A escola até então era construída de madeira foi quando em 04 de Setembro de 1989 a escola foi demolida para construção de um prédio em alvenaria.


Texto: Assessoria

Foto: Marcos Figueira-ALE/RO