Feira Agrolab Amazônia é apresentada aos deputados estaduais

por Laila Luana Costa Moraes publicado 28/07/2020 17h06, última modificação 28/07/2020 17h06
Evento coordenado pelo Sebrae Rondônia será gratuito e digital, voltado ao agronegócio

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (28) na Assembleia Legislativa, transformada em comissão geral, foi apresentada aos deputados estaduais a Feira Agrolab Amazônia, evento voltado ao agronegócio, digital e gratuito, através do Conecta Sebrae.

O superintendente do Sebrae em Rondônia, Daniel Pereira, e o diretor técnico, Samuel Silva, fizeram uma breve exposição dos temas e dos palestrantes que vão integrar as discussões do evento.

"Transformação digital, aproximação da Amazônia, do Brasil e de países que estão sendo convidados para participar desse momento é um foco do evento. Estamos buscando as parcerias para criarmos um ambiente propício, para uma maior integração de negócios", disse Samuel.

Segundo ele, que fez uma apresentação do evento, disse que "temos a necessidade de inovações, de promover a cultura da inovação, precisamos de empresas competitivas, com investimento em tecnologias. Nesse sentido, é preciso democratizar o acesso a novas tecnologias, para que os pequenos produtores possam desfrutar desse novo momento. Integrar o agronegócio com as novas tecnologias, esse é o desafio".

Samuel Silva informou que o evento terá a participação de representações de outros países. "Haverá uma aproximação com a maior feira comercial da China, com a presença de especialistas de comércio e cultura Brasil/China, para facilitar os negócios com o país asiático".

Ele disse que serão convidados membros da bancada federal de Rondônia e também de outros estados amazônicos. "E o vice-presidente, Hamilton Mourão, vai fazer um discurso falando sobre o desenvolvimento da região. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, entre outros ministros, devem participar do evento, para trazer a discussão desse alinhamento estratégico".

No evento, deverá haver um leilão digital de touros, atendendo a uma sugestão do deputado Chiquinho da Emater (PSB). O evento ocorre entre os dias 22 e 24 de setembro.

Daniel Pereira reforçou a importância de envolver a Unale nesse evento, através do Parlamento Amazônico, para o Legislativo participe ativamente dos debates. "Aqui é um espaço de discussão e é importante que a Assembleia Legislativa esteja junto nessa discussão", completou o superintendente.

Deputados

O presidente Laerte Gomes (PSDB) destacou a iniciativa do Sebrae e o trabalho de Daniel Pereira a frente da instituição. "O Daniel Pereira consegue enxergar longe e sempre com uma visão de crescimento, de desenvolvimento e futurista, pensando no desenvolvimento econômica e na geração de emprego e renda". 

Texto: Eranildo Costa Luna-ALE/RO

Foto: Marcos Figueira-ALE/RO