Ismael Crispin realizará audiência pública em Nova Califórnia para debater falta de água tratada

por Amanda Laíza Tanaka publicado 15/03/2022 12h15, última modificação 15/03/2022 12h12
A população do distrito vem sofrendo há tempos por conta da falta de água potável
Em atenção às demandas dos moradores do distrito de Nova Califórnia e demais localidades, o deputado Ismael Crispin (PSB) realizará na sexta-feira (18) às 19:30, uma audiência pública na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bandeirantes, para debater a falta de água tratada. 
Conforme dados do Ranking do Saneamento Básico 2021 realizado pelo Instituto Trata Brasil, o município de Porto Velho ocupa a penúltima posição em relação ao atendimento de água para a população e conforme os dados do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS) ano base 2018, apenas 35,3% da população do município apresenta abastecimento de água potável, sendo considerada a capital com o pior percentual neste indicador.
Segundo Ismael, a população do distrito vem sofrendo há tempos por conta da falta de água potável e tentam amenizar os problemas do abastecimento através da perfuração de cacimbas (poços com grande diâmetro), mas que produzem vazões pequenas, aproximadamente 1000 1 por dia e geram muitos contratempos. 
De acordo com o deputado, o saneamento básico é essencial para a qualidade de vida da população e precisa de todos os esforços para sua implantação. 
“A falta de saneamento pode gerar doenças, contaminação da água limpa disponível, custos com medicamentos que muitas vezes não poderão ser adquiridos. Essas carências com água potável e esgotos prejudicam toda a sociedade e deixam muitas sequelas para o futuro. O nosso objetivo com essa audiência é chamar a atenção das autoridades do município de Porto Velho para resolver definitivamente essa questão”, finalizou.
Texto e foto: Laila Moraes/Assessoria