Jean Oliveira cobra sinalização na estrada RO 383

por Igor_Cruz — publicado 22/02/2016 17h22, última modificação 22/02/2016 17h22
Jean Oliveira lembrou que cobrava essa obra há muito tempo, inclusive, sendo motivo de um dos seus discursos ...

 

 O deputado Jean Oliveira (PSDB), que se encontra em viagem acompanhando o pai em tratamento de saúde fora do estado, elogiou o trabalho de recuperação da RO 383 feito pelo  DER, bem como, o  empenho do Executivo Estadual pela realização da obra. A RO 383  liga os municípios de Rolim de Moura, Santa Luzia e Alta Floresta, sendo uma das principais estradas da Zona da Mata.  Ao elogiar o trabalho, o deputado cobrou do DER, a sinalização da estrada, o que irá completar sua recuperação.

Jean Oliveira lembrou que cobrava  essa obra há muito tempo, inclusive, sendo motivo de um dos seus discursos mais contundentes na Assembleia, quando denunciou a situação da RO 383 expondo sua condição de quase intrafegável,  quando já fora uma das melhores estradas da Zona da Mata. Foram discursos, indicações, reivindicações in loco no DER e junto ao governador. Enfim a RO 383 está recuperada, faltando para completar a obra a sinalização completa.Jean observou que sinalização precisa e completa é uma necessidade premente e necessária, por ser uma das principais  formas  de evitar acidentes nas vias. O deputado salientou que é importante a sinalização tanto vertical quanto horizontal. “É comum vermos estradas recuperadas ou construídas sem ou com precária sinalização”, observou o parlamentar.

 A sinalização vertical a que se referiu o deputado é formada por placas, fixadas ao lado ou suspensas sobre a pista, que transmitem mensagens de perfil permanente. As placas de regulamentação têm a finalidade de comunicar aos usuários as condições, proibições, restrições ou obrigações no uso da via. Suas mensagens são imperativas, e o desrespeito a ela constitui infração.

 A sinalização horizontal, citada na cobrança do deputado Jean, é o tipo de sinalização viária e se caracteriza por utilizar linhas, marcações, símbolos e legendas, pintados ou apostos sobre o pavimento das vias. Têm como função organizar o fluxo de veículos e pedestres; controlar e orientar os deslocamentos em situações com problemas de geometria, topografia ou frente a obstáculos; complementam os sinais verticais de regulamentação, advertência ou indicação.

O deputado disse ainda que está na hora de o cidadão brasileiro começar a cobrar estradas e vias dignas de tráfego com permanente manutenção e sinalização completa, uma vez que, é inadmissível, com os altos impostos e taxas que se paga para o trânsito brasileiro, conviver com estradas deploráveis e na maioria das vezes sem nenhuma sinalização.

 

ALE/RO - DECOM - [Juliana Martins]

Foto: José Hilde 

registrado em: