Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Assembleia / Notícias / Jean Oliveira participa do ato de assinatura da Ordem de Serviço para início da obra de recuperação da ponte do Rio Jamari

Jean Oliveira participa do ato de assinatura da Ordem de Serviço para início da obra de recuperação da ponte do Rio Jamari

por Ronaldo Afonso do Amaral publicado 16/01/2019 13h25, última modificação 16/01/2019 13h25
A ponte é um direito do município e está entre as compensações ao município devido a construção da Hidrelétrica de Samuel


O deputado Jean Oliveira (MDB) participou na tarde de terça-feira (15), no auditório municipal Deputado Eduardo Valverde, à Rua Ayrton Sena, 1195, no município de Itapuã do Oeste, da cerimônia da emissão de Ordem de Serviço para a recuperação da ponte sobre o Rio Jamari. O deputado Jean Oliveira fez um resumo da história das reivindicações até chegar nesse momento de início da obra. 

“Apesar da morosidade, da demora, podemos considerar este momento histórico para o município de Itapuã do Oeste. Histórico porque se está realizando a cerimônia de emissão de Ordem de Serviço para recuperação da ponte sobre o rio Jamari. Ponte de importância fundamental para a população de Itapuã do Oeste”, afirmou.  

Segundo Jean, “muitas foram as lutas, muitos foram os entraves que tivermos que enfrentar para que hoje o sonho se tornasse realidade. Hoje é fato, hoje, pois a obra já está começando”. 

Por uma propositura nossa, enquanto deputado, a Assembleia Legislativa realizou audiência pública em Itapuã do Oeste no dia 29 de outubro de 2015, para discutir a questão da ponte e buscar uma solução para sua recuperação. 

Não poderíamos sacrificar tanto a população, até porque, a ponte é um direito do município, por ser uma das compensações da Hidrelétrica de Samuel, da Eletronorte, às populações atingidas pelos impactos sociais e ambientais proveniente da sua construção.  

Por justiça, precisamos dizer que essa luta para a recuperação da ponte, já vinha sendo travada pelo senador Valdir Raupp (MDB) e a deputada federal Marinha Raupp (MDB), que esteve presente na audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa em outubro de 2015. A deputada Marinha Raupp foi a única parlamentar de Brasília a participar da audiência pública, onde mais de 500 pessoas estiveram presentes. 

Registramos também a luta permanente da população, via o Movimento dos Atingidos por Barragens/RO, que sempre esteve pressionando a Eletronorte pela recuperação da ponte. As reuniões entre os movimentos populares pela ponte e a Eletronorte em Brasília sempre foram articuladas e facilitadas pelo senador Valdir Raupp e a deputado Marinha.  

A ponte sobre o rio Jamari começou a ser construída em 2002 por uma empresa contratada pela Eletronorte. Em 2004, a obra foi interrompida e com o início do aterro, parte da ponte desabou. Durante alguns anos ocorreu impasse judicial entre a Eletronorte e a empresa contratada. Em 2015, após a audiência pública, a batalha pela reconstrução da ponte tomou força, responsabilizando a Eletronorte pela obra. 

Participamos de diversas audiências em Brasília na sede da Eletronorte, articuladas pela deputada Marinha e o senador Valdir Raupp, para que a empresa pudesse retomar a obra. Somente no final do ano passado, de posse das especificações técnicas a Eletronorte assumiu o compromisso de retomar o processo para iniciar a obra, concordando com o nosso pleito. 

Devemos também agradecimento ao então secretário estadual de Meio Ambiente, à época, Hamilton Santiago, que colaborou na celeridade para a expedição da licença prévia e de instalação para a obra. 

Essa soma de esforços é que nos está dando essa vitória. O prefeito, Moisés Cavalheiro (MDB), os vereadores, foram também muito importantes nessa conquista, pois eles estiveram sempre presente acompanhando o andamento dos trabalhos.  

“Vamos agora cobrar da Eletronorte que o cronograma de trabalho estabelecido para reconstrução da ponte seja cumprido, contemplando enfim, esse pleito de décadas da população. Agradecemos à população do município que acreditou no nosso trabalho, e novamente estamos aqui, nos colocando à disposição para contribuir no que for possível para a melhoria das condições e da qualidade de vida da população de Itapuã do Oeste”, argumentou o deputado Jean. 

Após o encerramento do ato de assinatura da emissão de Ordem de Serviço, o deputado foi visitar o local do canteiro de obra da recuperação da ponte, acompanhado do prefeito, dos vereadores, lideranças comunitárias e gestores da Eletronorte presentes.

ALE/RO - DECOM - Assessoria

Foto: Assessoria

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples.