Lazinho da Fetagro pede unidade móvel odontológica para Escola Lydia Johnson de Macedo, em Porto Velho

por Mario Roberto Araújo da Costa Silva publicado 17/03/2022 11h07, última modificação 17/03/2022 11h07
Por meio de Indicação Parlamentar, o deputado estadual Lazinho da Fetagro (PSB) solicitou ao Governo do Estado, com cópia para a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), que seja viabilizada para a Escola Estadual Lydia Johnson de Macedo, em Porto Velho, uma van adaptada para atendimento odontológico.

Essa é uma demanda trazida pela direção da unidade de ensino que constatou a necessidade de dar assistência à sua comunidade estudantil, afetada por diversos incômodos causados por deficiência na saúde bucal, e que, muitas vezes, têm prejudicado o processo de aprendizagem.

A escola confirma já ter parceria com profissionais da área para a realização dos atendimentos. Entre os procedimentos a serem oferecidos estão restauração, extração, limpeza e aplicação de flúor. A iniciativa também objetiva levar orientação sobre a maneira correta de higienizar a boca e também sobre os problemas provocados pelas cáries e outras doenças, fazendo um trabalho de prevenção às doenças.

“Disponibilizar este tipo de veículo, com todos os equipamentos necessários para o atendimento básico, é de grande importância para atender os estudantes, propiciando um serviço odontológico sem que seja necessário o aluno deixar de comparecer a escola por dor ou mesmo para tratamento. Além de sabermos da grande dificuldade que muitos alunos têm de buscar tratamento dentário”, afirmou o deputado Lazinho da Fetagro.

O deputado ressalta que, “uma vez adquirida e disponibilizada uma unidade móvel de odontologia, não apenas a escola Lydia Johnson poderá ser atendida, mas também outras escolas da rede estadual na capital, que, certamente, apresentam a mesma demanda”.

Lazinho acrescenta, “caso viabilizado o veículo para atender essa e demais escolas da rede estadual na nossa capital, será um grande avanço social que teremos, pois esse apoio atingirá milhares de alunos que terão a sua saúde bucal assistida e preservada. Dentistas dentro das escolas, sem dúvida alguma é sinônimo de saúde e prevenção de doenças”.


Foto e Texto: Assessoria