Lúcia Tereza defende ação da Caravana da Esperança na Roosevelt

por Igor_Cruz — publicado 27/10/2015 14h50, última modificação 27/10/2015 14h50
Parlamentar é destaque junto às lideranças Cinta Larga durante a reunião de trabalho na reserva...

Na última semana a deputada Lúcia Tereza (PP) foi à anfitriã das autoridades que participaram da Caravana da Esperança, organizada pelo Ministério Público Federal (MPF) através do procurador federal Reginaldo Trindade, para visitar a aldeia central da Reserva Roosevelt.

Após o café da manhã na residência da parlamentar, as autoridades rumaram para a praça central, aonde após uma breve manifestação todos se deslocaram para a reserva.

Na aldeia central, a caravana foi recebida com muita festa pela comunidade Cinta Larga. Após a tradicional recepção com direito a beber a chicha e a entrega de colares aos visitantes, a comunidade se acomodou no interior da maloca para ouvir as autoridades.

O destaque ficou por conta de Lúcia Tereza, que em seu discurso falou com o coração, sendo interrompidas várias vezes pelos aplausos.

Na mesa das autoridades junto ao procurador federal Reginaldo Trindade, o governador Confúcio Moura (PMDB), senadores Valdir Raupp (PMDB-RO) e Acir Gurgacz (PDT-RO); deputados federais Marinha Raupp (PMDB-RO), Lindomar Garçom (PMDB-RO) e Luiz Claudio (PTN-RO), mais de uma dezena de deputados estaduais, prefeitos, vereadores, desembargadores, juízes, promotores, imprensa e centenas de índios Cinta Larga ouviram com atenção as palavras de Lúcia Tereza.

A parlamentar citou o sofrimento do povo Cinta Larga, ao qual chamou de irmãos. “Aqui, João Bravo, nós já enxugamos muito sangue, enxugamos muitas lágrimas, mas agora estamos felizes porque as coisas mudaram, e mudaram para melhor”, afirmou.

“É pela primeira vez, Marcelo Cinta Larga, que a aldeia recebe a presença de um governador, dois senadores e quantos deputados. São pessoas que têm o poder de decisão e que estão aqui hoje comprometidos com essa luta que foi iniciada em 2004 pelo nosso procurador, dr. Reginaldo Trindade”, acrescentou Lúcia Tereza.

Aplaudida por autoridades e índios, a parlamentar conclamou o governador Confúcio Moura para olhar com carinho para o povo Cinta Larga.

“Governador, o senhor é um homem sábio, o senhor é um homem sensível e está podendo ver aqui hoje o quanto nossos irmãos índios precisam de sua ajuda para melhorar as suas vidas” destacou a parlamentar.

Falando em nome das lideranças indígenas da Roosevelt, aos quais ela se referia a cada momento citando os seus nomes, Lúcia Tereza agradeceu a todos que deixaram outros compromissos para poder estar ali naquele momento e dar a sua contribuição para que a “Caravana da Esperança” se transforme na “Caravana da Realidade”, como foi citada por ela.

Após suas palavras, a parlamentar se reuniu com as lideranças indígenas, os acompanhando como interlocutora de suas reivindicações junto às demais autoridades. Ao final, Lúcia Tereza foi homenageada pelas lideranças com a entrega de colares e ganhou o titulo de “Tuty” que na língua Tupi Mondé significa “A Mãe de Todos”.

ALE/RO - DECOM - [Assessoria Parlamentar]

Foto: Assessoria Parlamentar