Maurão de Carvalho e Ribamar Araújo indicam termo de cooperação com o Amazonas

por Igor_Cruz — publicado 01/12/2017 17h00, última modificação 01/12/2017 17h00
Moradores do sul de Canutama (AM) querem ser atendidos legalmente por Rondônia...

 

Os deputados Maurão de Carvalho (PMDB) e Ribamar Araújo (PR), indicaram a necessidade da efetivação de um Termo de Cooperação entre o Estado de Rondônia e o do Amazonas, para o desenvolvimento do município de Canutama.

Os moradores do município de Canutama estiveram na Assembleia Legislativa, em uma audiência realizada com Maurão de Carvalho, acompanhados do deputado Ribamar Araújo, para buscar solução ao impasse vivido pelos 18 mil moradores que residem no sul do Estado vizinho.

Durante a visita, os moradores informaram aos deputados que da região em que vivem no limite sul de Canutama até a sede do município são mais de 900 km, tendo que percorrer um dia e meio de carro mais três dias de barco, já a distância da região para Porto Velho é de apenas 13 KM, e por essa razão solicitam aos parlamentares a elaboração do termo para que eles sejam atendidos legalmente por Rondônia.

Outro ponto abordado durante a audiência foi a realização de um plebiscito por iniciativa do Governo do Amazonas, para que parte de Canutama, Boca do Acre e Lábrea passem a pertencer a Porto Velho, tendo em vista a necessidade da população em ser atendida na área de educação, saúde e comercialização da produção.

Os representantes da comunidade informaram ainda que já existe um termo de cooperação firmado com a Idaron, que garante a sanidade animal e a comercialização do gado para Rondônia.


ALE/RO - DECOM - Laila Moraes
Foto: Marisvaldo José

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples.