Ordem DeMolay será homenageada em sessão solene na Assembleia

por Igor_Cruz — publicado 28/07/2016 16h30, última modificação 03/08/2016 10h15
Evento é um requerimento do deputado Ribamar Araújo e acontecerá no dia 19, às 9h...

O deputado Ribamar Araújo (PR) requereu à Mesa Diretora a realização de sessão solene no dia 19 de agosto, às 9h, no Plenário da Assembleia Legislativa, para homenagear o dia da fundação do Grande Conselho Estadual da Ordem DeMolay no Estado de Rondônia.

O parlamentar justifica que a Ordem DeMolay é uma organização filosófica, fraternal, filantrópica e sem fins lucrativos, para jovens do sexo masculino e com idade entre 12 a 21 anos. Os princípios da Ordem são baseados em virtudes como a fraternidade e o companheirismo, incentivando seus membros a trilhar seu caminho seguindo preceitos que são considerados diferenciais na vida de um líder e determinantes para seu destino.

A Ordem foi fundada nos Estados Unidos no dia 18 de março de 1919 pelo maçom Frank Sherman Land. É patrocinada e apoiada pela Maçonaria, oficialmente desde 1921, que na maioria dos casos cede o espaço de seus templos para as reuniões dos “Capítulos”, denominação da célula da organização.

É inspirada na história e exemplo de Jacques DeMolay, 23º e último Grão-mestre da Ordem dos Templários, nascido no século XII, perseguido pela Inquisição da Igreja Católica e executado por ordem do Rei Filipe IV da França, por não entregar seus companheiros ou faltar com fidelidade a seus juramentos.

A Ordem conta atualmente com cerca de dois milhões de membros em todo o mundo e mais de 50 mil no Brasil.

Além das atividades ritualísticas, que dão a base filosófica da Ordem DeMolay, o fundador escreveu para os Capítulos um programa com atividades variadas, para dar aos jovens a possibilidade de exercer e desenvolver as suas competências em administração, planejamento, oratória e trabalho em equipe.

Onde estão instalados, os Capítulos auxiliam as Lojas Maçônicas em seus trabalhos beneficentes, tais como doação de brinquedos no dia das crianças, cerimônias em homenagem às mães e aos pais, palestras em escolas públicas, campanhas educativas, entre outras.

A Ordem está baseada em “Sete Virtudes Cardeais” que são o amor filiar, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo.

Os Baluartes da Ordem são a defesa das liberdades religiosa (representada pela Bíblia Sagrada), Civil (representada pela Bandeira Nacional) e intelectual, representada pelos livros escolares.

Em Rondônia o grande Conselho da Ordem DeMolay foi fundada e instalada no dia 21 de agosto de 2004. Está sediada em Porto Velho e, através da Lei Estadual nº 2.567/2011, de 27 de setembro de 2011, ficou estabelecido o dia 18 de março com o Dia do DeMolay, data que marca o falecimento do inspirador da Ordem, Jacques DeMolay.

ALE/RO - DECOM - [Geovani Berno]

Foto: José Hilde

Elisandro Desmarest de Souza
Elisandro Desmarest de Souza disse:
02/08/2016 14h13

peço ao autor da materia que verifique a data de instalaçãoe fundação da Ordem aqui no Estado, pois a informação que está na materia esta totalmente equivocada, pois a ordem Demolay ja tem 30 anos no estado de Rondônia com a fundação do capitulo Jorge Teixeira nº 56 que funcionava nla Loja Maçonica Estrela Renascente nº02. E eu iniciei na ordem e neste capitulo no dia 17/11/1990. Então como pode a ordem ter sido fundada na data que a materia informa?
peço que verifique a veracidade dos fatos e das datas!!!

Elisandro Desmarest de Souza
Elisandro Desmarest de Souza disse:
02/08/2016 14h22

a ordem foi fundada no dia 31/03/1987 e instalada no dia 27/07/1987 pra ser mais preciso. Verifiquem a fonte e a veracidade dessa data que esta na matéria.

DeMolay
DeMolay disse:
02/08/2016 17h13

Viva ALBERTO MANSUR. VIVA O SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DEMOLAY PARA O BRASIL, ÚNICA INSTITUIÇÃO LEGAL E LEGÍTIMA COM AITORIDADE PARA A PRATICA DA ORDEM DEMOLAY EM TERRITÓRIO NACIONAL

Valber Gama
Valber Gama disse:
02/08/2016 19h13

Com certeza o Grande Conselho Estadual da Ordem DeMolay de Rondônia, fica agradecido pela deferência do nobre deputado Ribamar, a uma instituição que tem por único objetivo a formação dos nossos jovens rondonienses.

Comentários foram desativados.