Projeto da Casa Familiar Rural é apresentado a deputados

por Igor_Cruz — publicado 12/08/2015 19h55, última modificação 17/08/2015 15h55
Complexo educacional será executado pelo consórcio Santo Antônio Energia, como forma de compensação...

 

A implantação da Casa Familiar Rural, estrutura educacional voltada à formação e fixação de jovens na agricultura, foi apresentada na manhã desta quarta-feira (12) aos membros das Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Lúcia Tereza (PP) e com a participação dos deputados Adelino Follador (DEM), Aélcio da TV (PP), Rosângela Donadon (PMDB), Edson Martins (PMDB) e Marcelino Tenório (PRP).

Todo o projeto, desde a construção do complexo educacional até a formação dos professores, será executado pelo consórcio Santo Antônio Energia, com recurso do subcrédito social do BNDES.

“É um projeto de magnitude, que será de fundamental importância para o futuro dos jovens que residem na área rural e desejam profissionalizar a produção agrícola”. Dessa forma, o projeto da Casa Familiar Rural foi apresentado pelo frei Phillip Machado, consultor de responsabilidade social da Santo Antônio Energia e responsável pela realização do projeto.

Acompanhado por representantes do governo e do Exército, Phillip Machado apresentou vários vídeos mostrando o projeto já implantado no Estado da Bahia e que hoje é referência em todo o País.

O sistema educacional vigente nas CFRs tem o regime de internato em alternância, com um total de três anos para formação nas áreas de agronegócio e agropecuária.

 

Flor do Amazonas

O complexo Casa Familiar Rural será construído em uma área de 29 hectares doada pelo Incra para o município de Candeias do Jamary, no assentamento denominado Flor do Amazonas, que já está em sua 4ª etapa.

A idéia comum entre os envolvidos (governo do Estado e consórcio) é de que após a construção e instalação de todo o complexo, seja transformado em uma autarquia e seja gerenciado pelo governo do Estado, com a própria escola gerando parte de sua receita para manutenção.

 

Hoje já está sendo construída na área uma agroindústria para abate de frangos.

Finalizando, frei Phillip disse que o pensamento que norteia esse projeto é o de proporcionar aos jovens uma formação técnica, profissional, gerencial e humana, oferecendo alternativas de renda e trabalho para permanecerem fixados em suas origens, com qualidade de vida.

A deputada Lúcia Tereza, em nome dos demais deputados, assegurou total apoio e pediu celeridade no envio dos projetos para apreciação e aprovação pelo Legislativo.

 

Exército

A participação do Exército, segundo o projeto apresentado por frei Phillip e apoiado inteiramente pelo general Costa Neves, comandante da 17ª Brigada, será a de proporcionar assistência médica a todos aos alunos e ser responsável pela educação física no complexo.

Participaram da reunião Helder Oliveira, representante da Casa Civil do governo; general Costa Neves, comandante da 17ª Brigada; Francisco Aguiar, PGE; Maria Ângela, representando a Secretária de Educação e frei Phillip Machado, pelo consórcio Santo Antônio Energia.


ALE/RO - DECOM - [David Casseb]

Foto: José Hilde



FOTOS

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples.