Reunião extraordinária da Comissão de Saúde debate situação do Fhemeron

por Igor_Cruz — publicado 07/03/2017 12h58, última modificação 07/03/2017 12h58
Unidade de Guajará-Mirim não estaria mais fazendo coleta de sangue, prejudicando a população...


A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social (CSAS), em reunião extraordinária presidida pelo deputado Dr. Neidson (PMN), com a presença dos deputados Jesuíno Boabaid (PMN), Anderson do Singeperon (PV) e Cleiton Roque (PSB), deliberou sobre o convite ao presidente do Fhemeron para prestar esclarecimentos.

Segundo Dr. Neidson, a unidade de sangue de Guajará-Mirim foi transformada em Centro de Distribuição (CD). Como isso, “está faltando sangue para atender Guajará, Nova Mamoré e Extrema. Nem coleta estão fazendo”.

Devido a esta questão grave de saúde pública, Dr. Neidson pediu que seja expedido convite ao presidente da Fundação de Hematologia de Rondônia (Fhemeron), Sid Orleans, para prestar os devidos esclarecimentos.

O deputado Jesuíno também pediu o convite ao secretário de Saúde de Porto Velho e à Secretaria de Estado da Saúde para esclarecimentos na questão do atendimento precário das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital, especialmente quanto à parte infantil, o que está sobrecarregando o Hospital do Estado, Cosme e Damião.

“Estive fiscalizando o Cosme e Damião e lá havia seis médicos, mas que não estavam dando conta do atendimento devido às UPAs não cumprirem com o atendimento primário, obrigação do município. Por isso precisamos ouvir as duas partes para que possamos esclarecer definitivamente esta situação”, destacou Jesuíno.

Assim, foi deliberado o convite para que os responsáveis sejam convidados para os esclarecimentos à comissão em reunião extraordinária na próxima segunda-feira (13), às 11h.


ALE/RO - DECOM - [Geovani Berno]

Foto: José Hilde