Ribamar Araújo pede atenção aos problemas agrários em Rondônia

por Igor_Cruz — publicado 18/10/2016 20h55, última modificação 18/10/2016 20h55
Parlamentar destaca situação vivida pela comunidade da Vila Samuel...


O deputado Ribamar Araújo (PR), em seu pronunciamento nas falas de liderança da sessão ordinária desta terça-feira (18), parabenizou a categoria dos médicos pela passagem do seu dia. “São profissionais abnegados e que merecem nosso respeito e homenagem”, afirmou, mas também destacou os problemas vividos pelos produtores rurais que residem em assentamentos.

Ribamar abordou a questão agrária em Rondônia, que segundo ele, necessita ter a intervenção do Estado. “Temos uma incongruência devido à imensidão de terras em nosso País e vemos irmão matando irmão”, citou.

A  reforma agrária de verdade, não é esta que está aí, afirmou Ribamar. “Tem de se dar terra para quem quer produzir, dando assistência e apoio. Mas falta a intervenção e responsabilidade do Estado”, especificou.

Citou como exemplo os moradores da Vila Samuel, área de terra de 28 mil hectares, onde até já se formou núcleo urbano e recentemente apareceu cidadão reivindicando a terra depois de 20 anos. E pior, disse Ribamar, “conseguiu liminar na Justiça para tirar todas as famílias de lá”.

Ribamar disse que, se em pleno século XXI este tipo de conflito ainda persiste, “imaginem há 50, 100 anos, como que era esta bagunça”.

Por sorte os produtores estabeleceram advogado sério, que está tomando providências. “Estas são terras da União e portanto deve o caso ir para a Justiça Federal”, conclui o parlamentar, pedindo providências urgentes.

 

ALE/RO - DECOM - [Geovani Berno]

Foto: Ana Célia

registrado em: