Alero aprova projeto que institui a Semana Estadual do Seguro em Rondônia
PL do deputado Delegado Lucas foi aprovado em Plenário na terça (5).
06 Agosto 2025A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária de terça-feira (5), o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 917/2025 que institui oficialmente a Semana Estadual do Seguro. A data será celebrada anualmente na segunda semana do mês de outubro. A proposta, que deve ser incluída no calendário oficial de eventos do estado após sanção do projeto, terá como objetivo ampliar o conhecimento da população sobre o setor segurador, além de fortalecer a cultura de gestão de riscos e valorizar os profissionais que atuam na corretagem de seguros.
Segundo o autor do PLO, deputado Delegado Lucas (PP), a iniciativa parte do reconhecimento da importância do seguro como ferramenta de proteção patrimonial, econômica e social. Isso porque dados do setor mostram que, em 2024, o mercado de seguros cresceu 12,3% até novembro, com arrecadação superior a R$ 394 bilhões no país. No entanto, apesar do impacto expressivo, a cultura do seguro ainda é pouco difundida, especialmente em regiões fora dos grandes centros urbanos.
"Essa proposta busca aproximar o cidadão do universo securitário, por meio de ações educativas que esclareçam a importância do seguro e os direitos do consumidor. Também é uma forma de valorizar os profissionais corretores e promover a segurança financeira da população", destacou o deputado.
De acordo com o texto aprovado pelo Plenário, entre os objetivos principais da Semana Estadual do Seguro estão:
- Disseminar a cultura securitária e de gestão de riscos;
- Estimular políticas públicas que promovam a confiança nos serviços de seguro;
- Valorizar os profissionais da corretagem;
- Conscientizar sobre os benefícios do seguro como instrumento de proteção.
O deputado Lucas explicou que a iniciativa dessa proposta segue o exemplo de outros estados e capitais como Curitiba, Recife, Fortaleza e Salvador, onde eventos semelhantes já fazem parte do calendário anual. “A escolha da segunda semana de outubro respeita o cronograma nacional de campanhas e facilita parcerias com entidades públicas e privadas”, disse.
Além da promoção da educação sobre seguros, o projeto chama atenção para a importância do combate a fraudes e à atuação de empresas não autorizadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), fortalecendo a proteção ao consumidor. O texto segue agora para o executivo e a nova lei entra em vigor após sanção do governo do estado.
Texto e foto: Assessoria Parlamentar