Assembleia Legislativa inscreve projeto CCJ Cidadã em premiação nacional da Unale
Anúncio da inscrição foi feito pelo presidente da Comissão, deputado Delegado Lucas.
01 Outubro 2025A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inscreveu o projeto CCJ Cidadã na 6ª edição do Prêmio Assembleia Cidadã, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). A iniciativa foi anunciada pelo presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), deputado estadual Delegado Lucas Torres (PP), que destacou a importância do projeto e o reconhecimento nacional que essa inscrição representa ao poder legislativo estadual.
Segundo o parlamentar, a inscrição foi feita na categoria Atendimento ao Cidadão, que premia as melhores iniciativas das Assembleias Legislativas voltadas a levar serviços e ações diretamente à população. “O CCJ Cidadã é uma ação que aproxima o Legislativo dos cidadãos, especialmente dos acadêmicos de Direito e da comunidade jurídica. É um espaço de aprendizado, troca de experiências e participação social, que fortalece a transparência e o diálogo entre a Assembleia e a sociedade”, explicou.
O projeto CCJ Cidadã tem como objetivo ampliar o acesso da população ao funcionamento legislativo, aproximando estudantes universitários, profissionais e cidadãos do processo de análise e discussão das propostas de lei. As edições já realizadas em faculdades e municípios têm promovido debates, oficinas e apresentações práticas, tornando a Comissão mais acessível e participativa.
“Em 2025, já realizamos três reuniões da CCJ Cidadã no interior: Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena. A receptividade tem sido muito positiva, principalmente entre os acadêmicos de Direito. A próxima edição deve acontecer em Ariquemes, e nos próximos dias vamos anunciar novidades sobre essa expansão”, afirmou o deputado Delegado Lucas.
O prazo para inscrição no Prêmio Unale terminou no último dia 30 de setembro. De acordo com o regulamento do edital, os finalistas do Prêmio Assembleia Cidadã serão anunciados até novembro, e os vencedores serão revelados em dezembro, durante a solenidade nacional.
A premiação busca incentivar boas práticas no Poder Legislativo, destacando projetos que impactam positivamente a sociedade nas categorias Gestão, Atendimento ao Cidadão e Projetos Especiais.
Composição da CCJR
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação é um órgão do poder legislativo responsável por analisar a legalidade, constitucionalidade e técnica legislativa dos projetos antes que sigam para votação no plenário.
Na Alero, a CCJR é composta pelos seguintes parlamentares: Delegado Lucas Torres (PP) – Presidente; Ismael Crispin (MDB) – Vice-Presidente; Luizinho Goebel (Podemos) – Membro; Pedro Fernandes (PRD) – Membro; Delegado Camargo (Republicanos) – Membro; Dra. Taíssa (Podemos) – Membro; Marcelo Cruz (PRTB) – Membro.
Na reunião da CCJR realizada toda terça-feira na Alero, cada proposta é lida, distribuída para relatoria e debate entre os membros da comissão.
Quais projetos são debatidos na CCJ Cidadã?
A CCJR Cidadã segue o mesmo processo e regimento das reuniões da CCJR realizadas na sede da Assembleia Legislativa, em Porto Velho, mas permitindo que os acadêmicos acompanhem e participem da discussão de projetos que impactam diretamente a região onde a reunião está sendo realizada. Neste ano já foram realizados encontros itinerantes em Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena.
A proposta das reuniões no interior é que os deputados discutam projetos diretamente ligados às demandas das regiões onde as reuniões serão realizadas. Por isso, são debatidas iniciativas de diversas áreas, como saúde, educação, infraestrutura e segurança pública.
Textp: Jônatas Boni I Jornalista
Foto: Arquivo I Secom ALE/RO