Cláudia de Jesus confirma visita da Ministra da Mulher em Rondônia
Aparecida Gonçalves deverá participar de audiência pública em Rondônia.
15 Agosto 2023Cumprindo agenda de compromissos nos ministérios do governo Lula em Brasília (DF) e participando da Marcha das Margaridas, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) aproveitou para convidar a Ministra da Mulher, Aparecida Gonçalves, para debater políticas públicas para o setor em Rondônia. A ministra aceitou o convite e confirmará data do evento.
Conhecida como Cida Gonçalves, a ministra é especialista em gênero e em enfrentamento à violência contra mulheres e ativista de defesa dos direitos das mulheres há mais de 40 anos. “Precisamos avançar com programas e projetos do governo federal em Rondônia para combater todo tipo de violência contra mulheres, mas também é necessário construir políticas públicas de promoção para as mulheres ribeirinhas, quilombolas, seringueiras, camponesas, extrativistas, indígenas, negras, que moram nas periferias e nas zonas urbanas e rurais de nosso estado. Temos muito para dialogar com todos os poderes para construir ações”, disse à deputada, na expectativa da realização da audiência pública.
Cláudia de Jesus integra a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), onde tem levantando debates sobre a igualdade de direitos para mulheres e ações de proteção e promoção social.
Rondônia é o segundo estado do país com maior índice de feminicídios, atrás apenas de Mato Grosso do Sul. O Brasil teve um aumento de 5% nos casos de feminicídio em 2022 em comparação com 2021. São 1,4 mil mulheres mortas apenas pelo fato de serem mulheres - uma a cada 6 horas, em média. Este número é o maior registrado no país desde que a lei de feminicídio entrou em vigor, em 2015. Os dados são do Monitor da Violência e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Texto: Francisco Costa / Assessoria parlamentar
Foto: Fabricia Lopes / Assessoria parlamentar