Delegado Camargo propõe projeto que obriga exibição dos Dez Mandamentos em salas de aula de Rondônia

Segundo Camargo, os Dez Mandamentos representam, além de um texto bíblico, um dos maiores legados da humanidade.

30 Setembro 2025
Compartilhar:  
Projeto segue para análise nas comissões pertinentes da Assembleia Legislativa Foto: Arquivo I Secom ALE/RO

O deputado estadual Delegado Camargo (Republicanos), presidente da Frente Parlamentar Católica Apostólica Romana na Assembleia Legislativa, protocolou um projeto de lei que obriga a exibição dos Dez Mandamentos em todas as salas de aula das escolas públicas de ensino fundamental e médio de Rondônia.

 

A proposta determina que os cartazes sejam afixados em local de fácil visualização, acompanhados de uma nota explicativa ressaltando seu caráter histórico e cultural, sem qualquer imposição religiosa.

 

Segundo Camargo, os Dez Mandamentos representam, além de um texto bíblico, um dos maiores legados da humanidade, que influenciou diretamente a formação da civilização ocidental e serve de referência para sistemas jurídicos, morais e sociais. “Eles influenciaram diretamente a formação da civilização ocidental, servindo de referência para sistemas jurídicos, morais e sociais. Como cristão, acredito que princípios como ‘não matarás’, ‘não furtarás’ e ‘honrar pai e mãe’ são valores universais, que moldaram gerações e continuam essenciais para a formação do caráter e da cidadania”, destacou o parlamentar.

 

O deputado lembra ainda que o Supremo Tribunal Federal (STF) já reconheceu que a presença de símbolos religiosos em espaços públicos não caracteriza imposição de fé quando contextualizados como patrimônio cultural, o que reforça a constitucionalidade da iniciativa.

 

Para Delegado Camargo, a escola é o espaço mais adequado para transmitir valores que reforcem o respeito, a solidariedade e a responsabilidade. “Mais do que ensinar conteúdos, precisamos oferecer às novas gerações referências de ética e convivência. Os Dez Mandamentos cumprem esse papel”, afirmou.

 

Agora, o projeto segue para análise nas comissões pertinentes da Assembleia Legislativa e, posteriormente, será apreciado em votação no Plenário. O deputado Delegado Camargo afirmou que anseia pela aprovação da proposta, por acreditar que ela representará um passo importante no resgate de valores éticos e culturais fundamentais para a sociedade rondoniense.

 

Texto: Welik Soares I Jornalista
Foto: Arquivo I Secom ALE/RO