Deputada Gislaine Lebrinha apresenta estudo sobre pirarucu em Brasília e defende liberação da pesca no Guaporé
Apresentação em Brasília propõe liberação da pesca do pirarucu no Guaporé após estudo genético.
28 Abril 2025A deputada estadual Gislaine Lebrinha (União Brasil) apresentará nesta terça-feira (29), em Brasília, o estudo genético que identificou a presença de uma população invasora de pirarucu na bacia do Vale do Guaporé. O levantamento foi viabilizado por meio de emenda parlamentar e realizado por equipes da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero).
Concluído neste ano, o estudo confirmou a presença do pirarucu na região, indicando a necessidade de medidas de controle. Durante a reunião, a deputada irá pleitear a liberação da pesca do pirarucu durante todo o ano no rio Guaporé e apresentar a preocupação com os impactos da espécie na biodiversidade e na sustentabilidade das atividades pesqueiras.
"Apresentar este estudo em Brasília é uma etapa fundamental para o encaminhamento de ações que busquem preservar a biodiversidade e garantir a atividade pesqueira no Vale do Guaporé", afirmou a deputada Gislaine Lebrinha.
A parlamentar agradeceu o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) no acompanhamento dos resultados, além da participação das equipes da Unir e da Ufam. O projeto foi coordenado pela Dra.Carolina Doria e contou com apoio técnico e científico da Fapero.
A reunião em Brasília busca contribuir para a definição de estratégias de gestão ambiental na bacia do Guaporé, visando minimizar os efeitos da introdução do pirarucu e preservar os recursos naturais da região.
Texto: Julia Cardoso | Jornalista
Foto: Assessoria Parlamentar