Deputado Delegado Lucas solicita distribuição de calcário para produtores rurais
Insumo agrícola deve atender moradores de Nova Brasilândia.
21 Agosto 2025Uma nova indicação parlamentar, apresentada pelo deputado Delegado Lucas (PP) ao governo de Rondônia, solicitou a liberação e distribuição de calcário para atender produtores rurais do município de Nova Brasilândia D’Oeste. A medida busca beneficiar agricultores da Linha 126, por meio da Associação de Pequenos Produtores Rurais Santo Antônio (Asprusa).
Segundo o deputado, a correção do solo com calcário é fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar, que representa a base produtiva do estado.
“A produção agrícola de Nova Brasilândia é diversificada e responsável por grande parte da alimentação que chega à mesa das famílias rondonienses. Garantir acesso ao calcário é investir na produtividade, qualidade das colheitas e no futuro do nosso campo”, destacou.
Liberação e distribuição de calcário (Foto: Seagri | Divulgação)
Na indicação, Lucas destacou ainda que o município tem uma produção variada que inclui frutas, verduras, hortaliças, legumes, mandioca, milho, castanhas, mel e pescados. E a distribuição do insumo vai trazer ganhos significativos na qualidade do solo, permitindo que os pequenos produtores aumentem sua renda e fortaleçam a economia local.
Importância para o solo
O calcário é um corretivo de solo usado principalmente na agricultura para reduzir a acidez da terra. Sua aplicação melhora as condições químicas do solo, fornecendo nutrientes como cálcio e magnésio e aumentando a eficiência de fertilizantes.
Com isso, o uso de calcário:
- Corrige a acidez do solo, tornando-o mais fértil;
- Melhora a absorção de nutrientes pelas plantas;
- Aumenta a produtividade agrícola;
- Favorece o crescimento saudável das lavouras e pastagens;
- Fortalece a agricultura familiar e garante alimentos de melhor qualidade.
O pedido para liberação do calcário em Nova Brasilândia foi encaminhado à Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri).
Texto: Assessoria Parlamentar
Foto: Seagri | Divulgação