Dra. Taíssa destaca avanços para as estradas vicinais de Rondônia com aprovação do FITHA

Fundo garantirá mais investimentos para recuperação de vias rurais e fortalecimento da produção local.

08 Agosto 2025
Compartilhar:  
De acordo com a proposta aprovada, os recursos do fundo contemplarão diversos municípios (Foto: Luis Gustavo I Assessoria parlamentar)

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 891/2025 do poder executivo por meio da Mensagem 92, o projeto de criação do Fundo para Infraestrutura de Transporte e Habitação (FITHA). A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) celebrou a medida como um passo fundamental para a recuperação e melhoria das estradas vicinais de Rondônia, especialmente na sua região do Madeira Mamoré.

 

Conhecida por sua forte atuação a parlamentar destacou que os moradores da zona rural enfrentam sérias dificuldades com o estado precário das estradas que conectam comunidades, propriedades e áreas produtivas ao centro urbano. "Com a aprovação do FITHA, vamos garantir recursos específicos para recuperar essas vias, tão importantes para a agricultura familiar, transporte escolar e o acesso básico à saúde e ao comércio. É o recurso do povo, voltando para o povo”, declarou Dra. Taíssa.

 

O FITHA será um fundo permanente, com receitas próprias do Estado e possibilidade de receber emendas parlamentares, convênios federais e parcerias. Com ele, espera-se dar mais agilidade às obras de infraestrutura rural, especialmente em regiões onde a produção agrícola é afetada pela falta de logística adequada.

 

De acordo com a proposta aprovada, os recursos do fundo contemplarão diversos municípios, entre eles: Guajará-Mirim, Alta Floresta, Alvorada d’Oeste, Campo Novo de Rondônia, Espigão d’Oeste, Itapuã do Oeste, Ji-Paraná, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Nova Brasilândia, Nova União, Primavera de Rondônia, São Felipe e Teixeirópolis.

 

A deputada afirmou que seguirá acompanhando a implementação do fundo para garantir que Guajará-Mirim seja uma das prioridades nas ações. “Vamos lutar para que os recursos cheguem nas linhas, nos ramais e nas comunidades que mais precisam. O desenvolvimento do campo é também o desenvolvimento da cidade”, concluiu.

 

Texto: Geiciany Gonçalves I Assessoria parlamentar
Foto: Luis Gustavo I Assessoria parlamentar