Escolas estaduais são dedetizadas após requerimento do Delegado Lucas

Combate de pragas urbanas vai ser feito pela Seduc até o final do ano.

11 Agosto 2023
Compartilhar:  

As escolas estaduais de Rondônia com infestação de pragas urbanas começaram a ser dedetizadas. É o que informou a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em resposta ao requerimento do deputado Delegado Lucas (PP). No fim de junho, o parlamentar encaminhou um requerimento à Casa Civil e Seduc pedindo informações sobre a realização dos serviços de dedetização nas unidades de ensino. 

 

“No primeiro semestre, havíamos tomado conhecimento de casos de escolas com existência de ratos, cupins, morcegos e outras infestações que colocam em risco a saúde de alunos e servidores da educação”, afirmou o deputado. 

 

Ao deputado Lucas, a Seduc afirmou ter feito um levantamento da situação nas 295 escolas da rede estadual e colocou em prática o plano de ação para combater as pragas urbanas nos espaços de ensino, incluindo dedetização, desratização e descupinização. 

 

Segundo a Seduc, até o final de julho, 33,8% das escolas já tinham passado pelo serviço de dedetização. As demais unidades serão dedetizadas até o final deste segundo semestre.

 

O serviço de desratização (combate a ratos) também começou e vai ser realizado em mais 73,9% das instituições de ensino até o final do ano. O projeto também engloba manejo de pombos e morcegos e descupinização (controle de cupins). 

 

Para o deputado Lucas, o combate dessas pragas urbanas vai garantir a saúde de 195 mil estudantes da rede estadual e 14 mil servidores da educação, entre técnicos e professores “Tenho certeza que essa ação imediata da Seduc será de extrema importância para evitar a proliferação de baratas, ratos, morcegos, cupins e outros insetos. Gostaria de agradecer a secretária de Educação, Ana Lúcia Pacini, pela realização dos serviços de dedetização, desratização, descupinização, e manejo de pombos e morcegos que estão sendo feitos neste 2° semestre nas escolas do nosso estado”, finaliza o parlamentar. 
 

Texto: Jônatas Luiz / Assessoria parlamentar
Foto: Grupo Albatroz/Reprodução