Ieda Chaves comemora que 30% dos recursos do Detran/RO serão aplicados em cirurgias ortopédicas
Recurso contribui para o fortalecimento do sistema de saúde estadual por conta de acidentes de trânsito.
21 Fevereiro 2025A população rondoniense, em 2025, vai contar com mais recursos em aplicação nas políticas públicas de saúde, especialmente em procedimentos ortopédicos. Com a aprovação do Projeto de Lei nº 640/2024, que definiu o orçamento para 2025, e a Emenda 9 ao texto, foi incrementado que até 30% das receitas arrecadadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RO), relativas a taxas, multas e serviços administrativos, sejam destinados ao setor. A proposta foi apresentada pela Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa, que à época era presidida pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil).
De acordo com a parlamentar, a medida visa ampliar o financiamento de ações e serviços de saúde, área prioritária e essencial para a população do Estado de Rondônia, especialmente diante das crescentes demandas sociais e da necessidade de melhorar a qualidade e a abrangência dos atendimentos. No projeto, há "a exigência de que a desvinculação seja realizada por decreto do Poder Executivo, detalhando a origem e natureza das receitas, bem como a comprovação de que os recursos remanescentes são suficientes para a manutenção das atividades finalísticas do Detran/RO", justificou a deputada na Emenda, sendo subscrita pelos demais integrantes.
Com a autorização, há o respaldo constitucional e orçamentário, oferecendo flexibilidade para que o Estado redirecione recursos para áreas de maior impacto social, sem prejuízo às funções institucionais do Detran/RO. "Desta forma, garantimos a promoção e alocação de recursos capazes de atender às prioridades da população, sobretudo no fortalecimento do sistema de saúde estadual, que muitas vezes se encontra fragilizado", acrescentou Ieda Chaves.
Responsabilidade
A Emenda 9 prevê, ainda, a obrigatoriedade de prestação de contas à Assembleia Legislativa de Rondônia e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/RO) sobre a transparência e o controle da destinação dos recursos. A ideia é garantir que os recursos sejam efetivamente aplicados em políticas públicas de saúde.
Membros
A Comissão que deliberou a proposta ao Orçamento, em janeiro de 2025, estava composta pelo deputado estadual Ezequiel Neiva (União Brasil), vice-presidente, e os demais membros, sendo os deputados Laerte Gomes (PSD), Ismael Crispin (MDB), Luizinho Goebel (Podemos), Jean Oliveira (MDB) e Cássio Gois (PSD).
Fonte: Etiene Gonçalves / Jornalista
Fotos: Rafael Oliveira | Secom ALE/RO