Ieda Chaves participa da entrega de certificados do curso de artesanato de alto padrão
Cursistas aprenderam novas técnicas a partir de serragem de madeira e cerâmica fria.
04 Setembro 2023A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) participou, no último sábado (2), da cerimônia de entrega de certificados do curso de reciclagem com produtos feitos com serragem de madeira e porcelana fria. A capacitação prática, ministrada pela mestra artesã Tânia Caruzo, de São Paulo, teve duração de uma semana e contou com a participação de 60 artesãos de Porto Velho e cidades do interior.
A realização do curso de artesanato de alto padrão, feito com materiais naturais (serragem de madeira, bagaço de cana, coco verde, semente de açaí e casca de abacaxi), foi da Associação de Moradores e Amigos do Cristal da Calama (AMACC) e aconteceu na sede da Associação São Tiago Maior, na zona Leste.

"Estou muito feliz com a realização desse curso, que é de grande qualidade e com certeza será de grande valia para os artesãos que tiveram a oportunidade de participar", disse Ieda Chaves ao garantir a oportunidade através de seu apoio. "Além do artesanato em si, Tânia também ensinou às pessoas como vender e praticar o empreendedorismo do artesanato. E, nós temos aqui em Rondônia uma riqueza gigantesca a ser explorada, que também é ecologicamente correta", acrescentou.
Tânia Caruzo, por sua vez, disse que ficou encantada com Rondônia, com a qualidade dos produtos e acredita no potencial dos artesãos do estado. "Nós temos condições de transformar esses artesãos aqui em milionários. A quantidade de matéria-prima e a vontade deles de crescer são muito grandes. E nós temos condições de fazer essa transformação muito rápido".

A mestre artesã também se colocou à disposição da deputada Ieda Chaves e das autoridades do estado para apoiar o desenvolvimento do artesanato em Rondônia. “Podemos fazer uma programação de artesanato aqui, lapidar o que tem de bom. São as pessoas, os artesãos e a matéria-prima", acrescentou.
Participação
A artesã Nilcéia Valentina Silva é de Ariquemes e trabalha com a confecção de biojoias e foi uma das participantes do curso. De acordo com ela, soube da oportunidade pelas redes sociais e se interessou imediatamente pela proposta de reaproveitamento de materiais e produção de artesanato sustentável.

"Eu acho muito legal essa questão de meio ambiente, sustentabilidade, e vejo muitos desperdícios de madeira, pó e essas coisas assim. Então, é para melhorar minha renda, claro, e porque é algo que eu gosto", disse ela sobre a oportunidade de aprender novas técnicas para aumentar sua renda mensal.
Projeto
O curso foi bem aceito e há centenas de pessoas interessadas em fila de espera para nova oportunidade. Já iniciaram tratativas junto à Prefeitura de Porto Velho e ao Governo de Rondônia para viabilizar novas rodadas do projeto “Rondônia feito a mão”.
Texto: Etiene Gonçalves / Assessoria parlamentar
Foto: Irana Leite / Assessoria parlamentar