Mobilização na Assembleia Legislativa incentiva doação de sangue e cadastro de medula óssea

Ação da deputada Ieda Chaves (União Brasil) contou com o apoio de deputados da Casa e teve como foco a luta do Davi Lucas, de 9 anos, contra a leucemia.

02 Setembro 2025
Compartilhar:  
Campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea na Assembleia Legislativa de Rondônia (Foto: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO)

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) sediou nesta terça-feira (2) uma campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea com o objetivo de salvar vidas e, em especial, encontrar um doador compatível para Davi Lucas, um menino de 9 anos de Porto Velho que está lutando contra uma leucemia. A iniciativa, proposta pela deputada Ieda Chaves (União Brasil), conta com a parceria da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) e o apoio de diversos parlamentares.


A deputada Ieda Chaves concedeu entrevista sobre a campanha, que ocorreu na manhã de terça-feira (2), na Casa de Leis. (Foto: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO)

 

Em entrevista, a deputada e propositora do evento ressaltou a importância da ação para uma causa tão nobre. “Acho que todos nós que vivemos em sociedade temos a obrigação de participar dessa campanha que é tão nobre, que é salvar vidas”, afirmou. Ela destacou a urgência em encontrar um doador para Davi Lucas e fortalecer que o cadastro de medula óssea é mundial, o que aumenta as chances de compatibilidade para outras pessoas que se destacam.

O pai de Davi, Jocenir Santanna, agradeceu o apoio da comunidade e de instituições como a Alero e a Fhemeron. Ele explicou que a campanha pela doação e cadastro de medula óssea começou em março, após o diagnóstico do filho, e já resultou em um grande aumento nas doações de sangue para a Fhemeron. Jocenir mencionou que o sangue de Davi é O+, um tipo muito procurado, e que as bolsas doadas em nome do filho também têm ajudado a salvar outras vidas. “É uma campanha grande, uma luta grande e que nosso objetivo é ajudar pessoas”, declarou.

 

Jocenir Santanna, pai do Davi Lucas, concedendo entrevista sobre a campanha de doação de sangue e cadastro de medula na Alero. (Foto: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO)


Os deputados também reforçaram o compromisso da Casa com causas sociais. Para o deputado Delegado Camargo (Republicanos), a campanha é “um ato de amor”. Ele incentivou a participação da população, lembrando que a chance de compatibilidade é de “apenas um, a cada um milhão”, o que torna a mobilização ainda mais necessária. “Você pode ser o herói da vida do Davi ou de outras tantas pessoas”, disse.


Já o deputado Ismael Crispin (MDB) destacou o papel da Assembleia em dar visibilidade a causas como essa. Ele elogiou a iniciativa de Ieda Chaves e a parceria com a Fhemeron, afirmando que a Casa cumpre o seu papel "com esse olhar humanizado" e preocupada com o ser humano.


Um sucesso de campanha

 

Voluntário doando sangue na campanha da Fhemeron em parceria com a Alero (Foto: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO)

A campanha conta com o apoio de diversos servidores e colaboradores. Segundo a organização do evento, houve cerca de 100 voluntários e quase 60 coletas de sangue.

 

A gerente de captação da Fhemeron, Maria Luiza, celebrou a parceria com o Alero e a mobilização em massa da população. Ela reforça que as transfusões sanguíneas são essenciais não só para Davi, mas para muitas outras crianças e pessoas que dependem de um doador. "A gente fica muito feliz. A gente vai sair daqui com o coração bem, com a alma tranquila, com o dever cumprido", finalizou.

A estudante de medicina Ana Beatriz Maldonado Dantas, que participou da campanha, compartilhou sua experiência. Ela doou sangue motivada pela história de sua mãe, que precisou de muitas bolsas de sangue quando ela nasceu. "Eu sei na experiência de vida o que é precisar de doação de sangue. Porque se não tivesse as pessoas que foram lá doar para ela, ela não estaria com a gente aqui hoje", afirmou, destacando a importância da doação para salvar vidas.

 

Ana Beatriz, doadora de sangue desde os 16 anos. (Foto: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO)


Auxílio além da campanha 


As campanhas de doação são essenciais, mas é possível realizar esse ato de amor durante o ano inteiro. Quem deseja doar sangue e se cadastrar no banco nacional de doadores de medula óssea pode ir até a Fhemeron, localizada na rua Benedito de Souza Brito, bairro Industrial. Para mais informações, você pode entrar em contato pelo número (69) 98464-0125.


E, para se manter informado sobre o estado do Davi Lucas e ajudar a espalhar o caso, confira o perfil do Instagram da advogada Catiene Santanna, mãe do Davi.

 

Texto: Isabela Gomes | Jornalista Secom ALE/RO