Nota de Pesar
Pelo falecimento da professora Juliana Mattos de Lima Santiago.
07 de Fevereiro de 2026
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) manifesta profundo pesar e indignação diante do brutal assassinato da professora Juliana Mattos de Lima Santiago, ocorrido dentro de uma instituição de ensino superior em Porto Velho, na noite de sexta-feira (6).
Juliana Mattos de Lima Santiago era Policial civil e ensinava Direito Penal na unidade de ensino (Foto: Divulgação)
A violência que ceifou a vida de uma mulher, educadora e servidora pública, em um ambiente que deveria representar conhecimento, segurança e formação cidadã, atinge toda a sociedade rondoniense. Trata-se de um crime que choca, entristece e exige reflexão e ação coletiva.
A Assembleia Legislativa se solidariza com os familiares, colegas de trabalho, alunos e com toda a comunidade acadêmica, ao mesmo tempo em que reafirma seu compromisso inegociável com a defesa da vida, com a segurança nos espaços educacionais e com o enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher.
Não é admissível que mulheres continuem sendo vítimas de violência, especialmente em locais destinados à educação, ao diálogo e à construção de futuros.
É dever do Estado, das instituições e da sociedade promover ambientes seguros, acolhedores e livres de qualquer forma de agressão.
Neste momento de profunda dor, a Alero expressa suas mais sinceras condolências e reforça a necessidade de união, responsabilidade e ações efetivas para que tragédias como esta não se repitam.
Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia