Sindipan-RO e deputado Jean Mendonça unem forças para buscar soluções para o setor da panificação
Qualificação profissional e revisão da carga tributária podem impulsionar empregos e melhorar o ambiente de negócios.
7 de Julho de 2025 às 11:14Representantes do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Rondônia (Sindipan-RO) foram recebidos pela, Irma Fogaça, chefe de gabinete do deputado Jean Mendonça (PL) e pelo assessor de emenda parlamentar, Hoton Figueira da Mata, em reunião com o segmento da panificação. Durante o encontro, os líderes do setor apresentaram demandas prioritárias, incluindo a capacitação de mão de obra, a redução da carga tributária e outros temas relevantes para o ambiente de negócios nessa área. Todas essas pautas têm como objetivo tornar Rondônia um pólo competitivo na indústria de panificação.
Um dos principais focos do encontro foi a criação de programas de qualificação financiados por emendas parlamentares. Diante da falta de mão de obra especializada, os empresários defendem que a formação de profissionais é a chave para aumentar a produtividade e a qualidade. Rogério Siqueira, presidente do Sindipan-RO, afirmou que é preciso formar talentos para que as indústrias rondonienses cresçam, se tornem atrativas para os trabalhadores e gerem mais empregos.
Outro tema importante discutido foi a revisão da Margem de Valor Agregado (MVA), um tributo estadual que encarece os produtos. O setor alega que a atual carga tributária compromete os negócios e beneficia concorrentes de outros estados. "Queremos um ambiente justo para que as empresas locais prosperem", destacou Siqueira. A equipe do deputado Jean Mendonça garantiu que vai priorizar a análise da proposta.
A chefe de gabinete do deputado, Irma Fogaça, adiantou que novas discussões ocorrerão em breve. "Recebemos a determinação do deputado Jean Mendonça para transformar essas demandas em ações concretas", afirmou. Se aprovadas, as medidas podem impulsionar o setor. Para os empresários, a união com o legislativo representa a esperança de superar desafios históricos. "Estamos confiantes de que sairemos da teoria para a prática muito em breve", finalizou Siqueira.
Texto: Carlos Henrique I Jornalista