Alex Redano propõe meia-entrada em eventos culturais e esportivos às pessoas com Transtorno do Espectro Autista
Projeto estabelece que escolas poderão adotar cardápio que atenda às diferentes necessidades nutricionais de alunos.
04 Abril 2024O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou um Projeto de Lei que assegura as pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e a um acompanhante o direito à meia-entrada em sessões de cinema, teatro, espetáculos esportivos, shows e demais eventos culturais no estado de Rondônia.
De acordo com a proposta, o desconto de 50% nos ingressos será concedido às pessoas que apresentarem: Autismo Infantil, Autismo Atípico, Síndrome de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno com Hipercinesia associada a Retardo Mental e a Movimentos Estereotipados, Síndrome de Asperger, outros Transtornos Globais do Desenvolvimento e Transtornos Globais Não Específicos de Desenvolvimento.
O benefício da meia entrada será concedido mediante a apresentação do atestado médico constando o Código Internacional da Doença (CID) ou documento emitido por órgão oficial que comprove a condição alegada.
"Esta medida tem o objetivo de estimular a participação de pessoas com espectro autista em eventos sociais, propondo uma discussão legislativa para que sejam facilitadas as formas de aquisição de ingressos em eventos culturais e esportivos a essas pessoas e seus acompanhantes", ressaltou Alex Redano.
Dentro da prosposta, toda veiculação publicitária deverá constar, de forma clara e precisa, os valores diferenciados estabelecidos, enquanto que a fiscalização do cumprimento da lei será executado pelo Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RO).
Texto: Assessoria parlamentar
Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO